MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Decrab de Bagé deflagra operação contra o abigeato na fronteira

Publicada em 24/07/2018
Decrab de Bagé deflagra operação contra o abigeato na fronteira | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Carne com características de abate recente

A Operação Ponto Extremo cumpriu nove mandados de busca e apreensão. Isso na manhã de ontem, em Barra do Quaraí e Uruguaiana. A Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Bagé, com apoio da Delegacia de Polícia Civil de Barra do Quaraí, deflagrou a ação com o objetivo de combater uma organização criminosa responsável por abigeato em ambas as cidades. De acordo com o delegado coordenador da Decrab, Cristiano Ritta, a investigação começou em abril deste ano e essa é uma das maiores organizações criminosas da atualidade.
Ao todo, oito pessoas foram presas, sendo elas: Tiago Padilha Moreira, Ornélio Teixeira, Liliane Petrolina Dorneles, Alfredo Rodrigues Andrade, Ana Luiza Rodrigues Padilha, Adriano Padilha Moreira, Hugo Padilha Moreira e Adrieli Padilha Moreira.
Conforme os policiais civis, foi apreendido considerável quantidade de carne fresca, inclusive com características de abate recente. Em um dos locais, em meio à carne, haviam patas de vaca ainda com terra, apresentando as características do abate oriundo do abigeato.
Ao todo, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão, sendo um dos locais um estabelecimento comercial. Quatro pessoas foram presas por conta de prisão preventiva e quatro em flagrante, pelos crimes de recepção, posse de arma de fogo e abigeato. Várias armas de fogo foram apreendidas, além de munições e equipamentos utilizados para a prática de abigeato.
Os policiais apreenderam, ainda, um barco a motor que seria utilizado pela quadrilha para transportar carne de abigeato pelo Rio Uruguai.
Segundo o delegado André Mendes, durante a investigação, foi identificada uma organização criminosa especializada em abigeato na forma de carneada, composta por pelo menos 11 pessoas, e que apenas em 2018 é suspeita de ser responsável por mais de 20 ocorrências. “Além de atuar nos municípios de Uruguaiana e Barra do Quaraí, o grupo também realizava furtos de gado no município uruguaio de Bella Unión”, salientou a autoridade.
De acordo com Ritta, os criminosos carneavam os animais no campo, sem as mínimas condições de higiene e em total desacordo com as normas legais, sendo a carne levada para Barra do Quaraí, onde era comercializada. “Os investigados costumavam utilizar barcos e veículos para transportarem a carne do gado furtado, sendo o Rio Uruguai muito utilizado na rota”, explicou o delegado.
Ritta também salientou que eles carregavam os animais pelo rio, tendo ações criminosas também no Uruguai e na Argentina. “Esta prisão é muito importante, pois este grupo é um dos responsáveis por uma grande parte dos crimes que aconteceram na região”, concluiu.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br