MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Linha de transmissão da UTE Pampa Sul é energizada

Publicada em 24/07/2018
Linha de transmissão da UTE Pampa Sul é energizada | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Teste demonstrou que estrutura está apta a levar energia até o canteiro de obras

Uma importante atividade foi executada, na semana passada, pela UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), com o teste de energização da Linha de Transmissão, atividade que a deixa apta para levar energia elétrica até a usina.
O gerente socioambiental da UTE, Hugo Roger Stamm, destaca que esta energização servirá para a realização dos testes finais da usina, que já está conectada com a sede da ENGIE em Florianópolis, o que permite, também, que seja operada remotamente quando estiver pronta. “A importância da execução desta atividade é que a partir dela temos a possibilidade de levar potência suficiente (30MW) até a usina para iniciar alguns testes no canteiro de obras, conforme demandado pela empresa SDEPCI”, conta.
Stamm detalha que o teste de energização da linha de transmissão ocorreu sem causar nenhum transtorno para a comunidade do entorno da linha. A atividade foi conduzida a partir da Subestação Candiota I e consistiu no comando de um disjuntor que colocou a tensão em 525kV na linha. Órgãos como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o ONS autorizaram a operação, além do Ibama, que foi comunicado sobre a atividade.
“Este é um importante marco para a obra da linha de transmissão e das subestações. Após este momento, a linha passa a estar apta para abastecer o canteiro de obras, importando energia do sistema elétrico. Quando a usina estiver concluída, gerando energia, a linha passará a exportar a energia para que seja distribuída pelo Sistema Interligado Nacional (SIN)”, explica Stamm.
A linha de transmissão consiste em um sistema de transmissão de circuito simples com tensão de 525 kV, extensão de 20,4 km e 51 torres de sustentação. Toda a linha de transmissão da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) recebeu sinalizadores de avifauna e sinalizadores para aviação.
“Não há nenhum risco para a comunidade que vive no entorno da linha, no entanto, os proprietários das áreas com faixa de servidão da linha estão sendo orientados sobre quais atividades são permitidas no entorno das estruturas e a comunidade deve saber que já há a possibilidade de transmissão de energia elétrica por meio da linha de transmissão da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski)”, destaca Stamm.
O início da operação comercial da linha de transmissão dependerá do início da geração de energia pela usina, já que a linha será a responsável por fazer o escoamento da energia. A Licença de Operação (LO) da linha de transmissão foi solicitada ao Ibama em junho de 2018 e aguarda retorno.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br