MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Para onde reclamar

Publicada em 24/07/2018

O advento da internet, mais especificamente do uso em massa das redes sociais, tornou a web em um espaço muito mais amplo que apenas para obter conhecimento de forma ágil e prática. Na atualidade, com suas exceções, é claro, uma quantidade significativa de usuários utilizam os canais virtuais para exporem suas opiniões, e, com certa ênfase, para reclamar.

Nos dias atuais, é fato, quase tudo surge na internet. Páginas e fóruns de discussão se tornaram espaços para falar de tudo, seja para buscar contatos do comércio ou mesmo para exigir, dos entes públicos e mesmo privados, o atendimento de soluções para demandas classificadas como urgentes. Faz parte do ambiente democrático, claro, mas em determinados momentos é preciso um mínimo de discernimento.

Em âmbito local, para exemplificar esta análise, pode-se utilizar reportagem publicada nesta edição a respeito da Ouvidoria inaugurada, no mês passado, pelo Executivo. Vinculada ao Controle Interno, o espaço não apenas atende a uma exigência da legislação, como oportuniza que cidadãos direcionem, para tal estrutura, reivindicações. Na teoria, este ambiente poderia ser utilizado para que demandas fossem direcionadas pela população e solucionadas com certa rapidez.

Ao que se percebe, num primeiro momento, na prática, porém, é o contrário. Com raras exceções, a maioria dos questionamentos consistiram em pedidos de informação que pouco ou nada tem haver com a plataforma. Apesar de não ser mencionada na publicação, uma das solicitações foi sobre como se elabora um trabalho de conclusão de curso. Sim, auxílio para um TCC esteve entre os pedidos – nada nem próximo da utilidade do canal.

Ou seja, neste momento em que a população busca atrair a atenção, em especial dos gestores, é fundamental, antes de tudo, saber para onde reclamar. Caso contrário, mesmo o monitoramento de redes sociais já ser uma realidade, a demanda do cidadão poderá ficar perdida em meio a um verdadeiro mar de solicitações e pedidos.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br