ANO: 25 | Nº: 6382
26/07/2018 Fogo cruzado

Proposta pode facilitar troca de carroças por triciclos ou motocicletas

Foto: Arquivo JM

Financiamento poderá ser feito com recursos do programa destinado a microempreendedores
Financiamento poderá ser feito com recursos do programa destinado a microempreendedores
Apresentado pelo senador Hélio José, do Pros do Distrito Federal, o projeto de lei que pode ajudar os carroceiros a trocarem suas carroças por motocicletas ou triciclos com carroceria, tramita na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. A proposta altera a lei que trata do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, priorizando o financiamento de motocicletas ou triciclos nos municípios em que a circulação de carroças é proibida.
A proibição da circulação de carroças, na visão do proponente, visa melhorar o trânsito nas cidades, assim como garantir o bem-estar dos animais. Ele entende, porém, que a norma prejudica as pessoas ou grupos cujas carroças são fonte de renda. O projeto de lei, neste sentido, prevê que o financiamento seja feito com recursos do programa do governo destinado a microempreendedores de pequeno porte, com faturamento anual de até R$ 120 mil, como costureiras, vendedores ambulantes e artesãos.
As fontes de recursos do programa são o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e o depósito compulsório feito pelas instituições financeiras no Banco Central. Além da oferta de recursos para o segmento, o programa também tem a função de fomentar o microcrédito, por meio de palestras, oficinas e discussão dos gargalos e desafios do microcrédito no País. O projeto, que é relatado pelo senador Omar Aziz, do PSD do Amazonas, está em análise na Comissão de Assuntos Econômicos, onde será votado em decisão terminativa.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...