MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Sais realiza atividade de combate às hepatites virais amanhã

Publicada em 26/07/2018
Sais realiza atividade de combate às hepatites virais amanhã | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Exames rápidos de detecção dos vírus estão disponíveis na sede do serviço

Para assinalar a campanha Julho Amarelo, o Serviço de Atenção Integral à Sexualidade (Sais) realiza, amanhã, uma atividade de conscientização ao combate contra as hepatites virais (B e C). A ação será realizada das 9h30min às 16h30min, na Praça Silveira Martins (do Coreto), onde a equipe do serviço estará entregando materiais informativos e disponibilizando a vacina contra a hepatite B, além de atender aqueles que desejarem realizar testes rápidos de detecção do vírus das hepatites.
De acordo com a coordenadora do Sais, Rosane Gonzales, a ação busca conscientizar as pessoas sobre a importância da vacinação contra a hepatite e dos testes rápidos de verificação dos vírus. Ela destaca que, em virtude da atividade, o Sais só abrirá em caso de chuva, o que também acarretará no cancelamento da ação na praça.
Rosane salienta que a vacina contra a hepatite B está disponível, gratuitamente, em todos os postos de saúde da rede municipal, mas adianta, a quem deseja realizar a vacina, que é importante levar a carteira de vacinação. “É preciso levar a carteira para verificarmos se é possível realizar a vacina. Ela é feita em três doses, então tem gente que não fez a segunda ou a terceira”, explica.
A coordenadora conta que são realizados, em média, 500 testes rápidos de hepatite por mês, em Bagé. Ela também comenta que o Ministério da Saúde aumentou a oferta das vacinas contra o vírus, com a intenção de erradicar a doença, no Brasil, até o ano de 2030.


Ação do Gaph
O Grupo de Apoio aos Portadores de Hepatite (Gaph) também pretende realizar uma ação para marcar o Julho Amarelo. Segundo o presidente do grupo, Luiz Carlos Porcellis, neste sábado, durante a manhã, o grupo se reunirá na Praça de Esportes, onde será realizada uma entrega de materiais informativos em alusão ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais. Em caso de chuva, o presidente informa que o evento será adiado para o próximo sábado. Porcellis lembra que, há 14 anos, o Gaph vem realizando ações de conscientização e esclarecendo a importância da prevenção contra a doença.


Informações sobre a doença
Conforme informações do Ministério da Saúde, a vacina para hepatite A está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo oferecida no calendário nacional de vacinação para crianças a partir de 15 meses a 5 anos de idade incompletos.
Em relação à hepatite B e C, a transmissão se dá por sangue contaminado, sexo desprotegido ou compartilhamento de objetos perfuro-cortantes. A vacina contra a hepatite B está disponível no SUS para adultos e crianças. Nos últimos 10 anos, as estatísticas da doença apresentaram pouca variação. Em crianças, a vacina é aplicada em quatro doses, sendo a primeira, preferencialmente, nas primeiras 12 horas de vida. Nos adultos, que não se vacinaram na infância, são três doses.
A hepatite C, por sua vez, não conta com vacinação, mas tem tratamento com os antivirais de ação direta, disponível no SUS desde 2015, que apresentam taxas de curas superiores a 90%. A doença acomete, principalmente, adultos acima de 40 anos. Em 2017, o governo federal contabilizou 24,4 mil casos registrados no Brasil.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br