MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Cerca de 30 famílias ocupam área privada no bairro Floresta

Publicada em 28/07/2018
Cerca de 30 famílias ocupam área privada no bairro Floresta | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Local foi batizado como Residencial Camargo

A obra do anel rodoviário, que está agendada para ser inaugurada no dia 4 de agosto, motivou um grupo de pessoas a invadirem uma área no bairro Floresta. No local, mais de 300 pessoas dividiram um espaço privado que já foi uma chácara há anos atrás. O campo, que hoje foi organizado, limpo e loteado por cerca de cerca de 30 famílias, já ganhou até nome: Residencial Camargo.

De acordo com um dos responsáveis pelo local, o pedreiro Osni Camargo, de 45 anos, as famílias estão construindo casas nos lotes e arrumando os espaços. Ele conta que, no início, houve alguma confusão de pessoas que queriam lotes, mas foi preciso organizar e dividir os espaços, priorizando as que tinham crianças.

Camargo ressalta que está buscando, junto à prefeitura, uma forma de colocar luz e água para as famílias, mas não tem obtido êxito. “As pessoas trabalham e não tem onde morar. Por isso invadimos o local”, destaca. Ele disse que família que era proprietária da área tem muitas dívidas com a prefeitura e que o Executivo não realizou a desapropriação.

Além disso, segundo o pedreiro, o local não é uma área verde. Ele espera que a prefeitura regularize a área para que eles possam ter infraestrutura. A iluminação no anel rodoviário chega a 200 metros do local, mas na frente do terreno não há postes. “Estamos aqui, há cerca de cinco meses, vivendo de forma precária, sem água nem luz, e vamos seguir pleiteando pela melhoria”, informa.

De acordo com o arquiteto e coordenador de fiscalização da Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan), Antônio Cândido Trindade, por ser uma área particular, a prefeitura não tem nenhuma ingerência sobre o tema, nem pode notificar os atuais moradores. Ele salienta que o espaço pertence a mesma família que era proprietária do terreno onde hoje está localizada a Vila da Miséria. “É uma sucessão familiar e os proprietários estão pedindo a reintegração de posse na Justiça”, enfatiza.

O coordenador informou que não tem como as famílias conseguirem a ligação de água nem luz no local. “A prefeitura não vai autorizar o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), nem a Companhia Estadual de Energia Elétrica (Ceee) a realizarem as ligações”, afirma, explicando que tal medida seria ilegal.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br