MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Feira Internacional do Vinho será em setembro

Publicada em 28/07/2018

O ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, recebeu quinta-feira, na sede do ministério, o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Oscar Ló, e o diretor de Relações Institucionais da entidade, Carlos Paviani, que estão em Brasília para promover a primeira edição da Feira Internacional do Vinho, que ocorrerá em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, entre os dias 26 e 29 de setembro.

O objetivo do evento é promover a produção de vinhos, espumantes e o suco de uva nacional. "Embora tenha o objetivo de comercialização e divulgação desses produtos, o enoturismo também está na agenda da Ibravin", disse o seu presidente. Segundo Ló, não existe uma grande feira do setor na América do Sul e a intenção da entidade é a de transformar o evento em um grande encontro entre produtores e aficionados da bebida. As feiras mais importantes do mundo do setor estão na Europa, que é o maior produtor e consumidor mundial de vinhos e espumantes.

Mesmo não tendo grande expressão como consumidor de vinhos - o Brasil ocupa a 16ª posição internacional como produtor de uvas para a produção de vinhos e espumantes, 26ª na elaboração de vinhos e espumantes e 18ª em área cultivada - o País registrou um salto de 169% em sua produção no ano passado, chegando a 3,4 milhões de hectolitros, segundo dados da Organização Internacional de Vinha e do Vinho (OIV).

O consumo do brasileiro ainda é pequeno, quando comparado a outros países com mais tradição no consumo da bebida. A população consome em média 1,8 litro per capita ao ano, enquanto os líderes portugueses consumiram 54 litros/ano, os franceses 51,8 litros/ano e os italianos 41,5 litros/ano, em 2017, segundo a OIV.

O Rio Grande do Sul é o maior produtor brasileiro de uvas para a produção de vinhos, espumantes e sucos de uvas. Os gaúchos respondem por cerca de 90% da produção brasileira. No País, 12 estados produzem uvas para fazer as bebidas.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br