MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Sais realiza atividade alusiva ao Dia Mundial de Combate à Hepatite

Publicada em 28/07/2018
Sais realiza atividade alusiva ao Dia Mundial de Combate à Hepatite | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ação utilizou ônibus da Secretaria de Saúde para aplicação de vacinas

Em alusão ao Dia Mundial de combate às Hepatite Virais, comemorado neste sábado, o Serviço de Atenção Integral à Sexualidade (Sais) realizou, na sexta-feira, uma atividade de conscientização e prevenção à doença, na Praça Silveira Martins (do Coreto). Na oportunidade, uma equipe do serviço esteve entregando preservativos, materiais informativos, tirando dúvidas e disponibilizando a vacina contra a hepatite B.
De acordo com a coordenadora do Sais, Rosane Gonzales, apenas durante o período da manhã, a ação aplicou 11 doses da imunização. A coordenadora salienta que o objetivo da atividade é conscientizar as pessoas, destacando a importância dos testes rápidos de detecção dos vírus das hepatites virais – dos tipos B e C – e da prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis, feita através do uso de preservativos (masculino e feminino), junto à vacinação.
Rosane destaca o caso da hepatite B, cuja vacina contra o vírus está disponível, gratuitamente, em todos os postos de saúde da rede municipal, assim como na Santa Casa de Caridade de Bagé e Hospital Universitário, através do Sistema Único de Saúde (SUS). A quem deseja se imunizar contra a doença, a coordenadora adianta que é importante apresentar a carteira de vacinação.
A coordenadora afirma que são realizados, em média, 500 testes rápidos da doença por mês, em Bagé, onde, no cadastro do município, estão inseridos 956 infectados com hepatites virais. Vale lembrar que o diagnóstico prévio é a melhor forma de obter maiores chances de eficácia com o tratamento. Os testes rápidos são realizados realizados, gratuitamente, no Sais, e, na oportunidade, os pacientes também podem realizar exames para detecção de HIV e Sífilis.
Sobre a doença
Segundo a médica ginecologista Teresinha Ricaldone, as hepatites virais são doenças que se alastram silenciosamente, vendo que na maioria das vezes, seus sintomas somente aparecem quando as doenças estão em estado avançado, em função da insuficiência do fígado. O tempo para os sintomas aparecerem, de acordo com a médica, varia dependendo do sistema imunológico do paciente.
A transmissão dos vírus se dá por sangue contaminado, sexo desprotegido ou compartilhamento de objetos perfuro-cortantes. A vacina contra a hepatite B está disponível no SUS para adultos e crianças. Nos últimos 10 anos, as estatísticas da doença apresentaram pouca variação. Em crianças, a vacina é aplicada em quatro doses, sendo a primeira, preferencialmente, nas primeiras 12 horas de vida. Nos adultos, que não se vacinaram na infância, são três doses.
A hepatite C, por sua vez, não conta com vacinação, mas tem tratamento com os antivirais de ação direta, disponível no SUS desde 2015, que apresentam taxas de curas superiores a 90%. A doença acomete, principalmente, adultos acima de 40 anos.
No caso da hepatite A, também conhecida como hepatite infecciosa, a vacina é oferecida no calendário nacional de vacinação para crianças a partir de 15 meses a cinco anos de idade incompletos.
Ação do Gaph
O Grupo de Apoio aos Portadores de Hepatite (Gaph) também pretende realizar uma ação para marcar o Julho Amarelo. Segundo o presidente do grupo, Luiz Carlos Porcellis, neste sábado, durante a manhã, o grupo se reunirá na Praça de Esportes, onde será realizada uma entrega de materiais informativos em alusão ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais. Em caso de chuva, o presidente informa que o evento será adiado para o próximo sábado. Porcellis lembra que, há 14 anos, o Gaph vem realizando ações de conscientização e esclarecendo a importância da prevenção contra a doença.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br