MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Inicia curso de formação pedagógica para professores e gestores escolares

Publicada em 30/07/2018

Um convênio assinado entre o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede), o governo do Rio Grande do Sul e a Secretaria de Educação do Estado  (Seduc) começa a ser executado, a partir de hoje, em Itaqui, quando inicia o primeiro curso de formação pedagógica para professores e gestores escolares das redes municipais e estaduais. A capacitação está sendo realizada pela Urcamp e cumpre uma demanda da Consulta Popular 2016/2017, quando a verba foi destinada à educação. Até o dia 11 de agosto, mais de 1.440 professores terão seus certificados, em nove cidades que compõem as fronteiras da Campanha e Oeste.

As primeiras turmas do cronograma iniciam com seis grupos de professores e um de gestores, totalizando mais de 450 alunos. As aulas são no campus da Unipampa, que entrou como parceira cedendo o espaço. O credenciamento com orientação e entrega do material do curso é a partir das 7h e as aulas começam às 8h. As atividades serão nos turnos de manhã e tarde. O objetivo da formação é oportunizar espaços individuais e coletivos de aprofundamento teórico-metodológico, sobre temáticas relativas a ação pedagógica na Educação Básica, por meio de ação-reflexão-ação e do protagonismo do gestor escolar neste processo formativo.

Para a reitora da Urcamp, presidente do Corede Campanha e membro que representou o Comung no ato solene da assinatura do convênio, professora Lia Maria Herzer Quintana, a educação é a base e esse curso vem ao encontro desse pensamento. "Eu entendo que a formação de professores e a qualificação do ensino, principalmente das séries iniciais é o mais importante para um ser humano tornar-se crítico, em condições de decidir o seu destino", comenta a reitora, que também é professora. Em relação à sua posição enquanto membro do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, ela garante: "É papel do Comung e das instituições associadas contribuir com esse processo". Vale destacar que a Urcamp representa, neste curso, dois Coredes: O Campanha e o Fronteira Oeste.

Através de suas instituições, o Comung inicia a concretização dessa importante parceria com a Secretaria de Educação do Estado, atingindo, ao total, quase cinco mil professores em todas as regiões do Rio Grande do Sul. Para a presidente do Consórcio e reitora da Unisc, professora Carmen Lúcia de Lima Helfer, a parceria evidencia, mais uma vez, o compromisso histórico de nossas universidades comunitárias com a formação de professores, tanto na graduação, como pós-graduação e extensão, promovendo a socialização de aprendizagens, conhecimentos e tecnologias que envolvem o pensar e o fazer educativo nas escolas. "Por meio desta parceria, o Comung, de forma conjunta com a Seduc, estará contribuindo para o desenvolvimento, inovação e qualificação da educação básica do nosso estado", reflete.

O recurso destinado da Consulta Popular 2016/2017 é de aproximadamente R$ 4 milhões, quando 10 Coredes elegeram como prioridade a formação de professores de 63 municípios gaúchos. As aulas se estendem até 28 de setembro, com encontros presenciais (16h) e à distância (44h).

Para a realização da formação, foi constituído um grupo de trabalho de professores e técnicos (administrativos e financeiros) das instituições de ensino que integram o Comung, que estão trabalhando, desde setembro de 2017, na produção dos cursos, materiais, plataforma virtual e divulgação. Esse grupo de trabalho é coordenado por uma comissão organizadora, cuja presidente é a reitora da Urcamp, professora Lia Quintana. Atualmente são 15 instituições de Ensino Superior no Comung: Urcamp, Unisc, Unisinos, UPF, Feevale, Unilasalle, Univates, URI, Unicruz, Unijuí, UFN, Centro Metodista de Santa Maria, PUC RS, UCS e Universidade Católica de Pelotas.

Cronograma

Este primeiro cronograma cumpre as atividades dos encontros presenciais de oito horas. Após Itaqui, as aulas seguem nos demais municípios da Campanha gaúcha (Bagé, Candiota, Hulha Negra e Lavras do Sul) e Fronteira Oeste (Alegrete, Itacurubi, São Gabriel e Uruguaiana).

30 de julho, das 8h às 17h30min – Itaqui;

31 de julho e 1º de agosto, das 18h30 às 22h30min – Uruguaiana;

4 de agosto, das 8h às 17h30min – Alegrete;

4 de agosto, das 8h às 17h30min – Bagé;

4 de agosto, das 8h às 17h30min – Lavras do Sul;

6 de agosto, das 8h às 17h30min – São Gabriel;

8 de agosto, das 8h às 17h30min – Hulha Negra;

9 e 10 de agosto, das 8h às 17h30min – Itacurubi;

11 de agosto, das 8h às 17h30min - Candiota.

Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br