MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Abadef inaugura sala junto à Biblioteca Pública Municipal hoje

Publicada em 31/07/2018
Abadef inaugura sala junto à Biblioteca Pública Municipal hoje | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Associação terá espaço próprio para organização de ações

Em abril, a Associação Bajeense de Pessoas com Deficiência e Familiares (Abadef) completou cinco anos de atuação. E o presente para os participantes do grupo veio neste mês, com a cedência de uma sala junto à Biblioteca Pública Municipal Dr. Otávio Santos, que será inaugurada hoje, às 14h30min.

A presidente da associação, Cimone Barbosa, explica que, desde a sua fundação, a entidade trabalha para o assessoramento e garantia de direitos às pessoas com deficiência e ações de inclusão, como a Praia Acessível e Skateanima. Além disso, também atua através do diálogo com as famílias de pessoas com deficiência e formações para ampliação de conhecimento sobre o tema. E essas atividades devem continuar, agora com uma "base de operações": a nova sede.

A obtenção do espaço foi mediado pela vereadora Sonia Leite junto à prefeitura. O chefe do Executivo, Divaldo Lara, encaminhou a solicitação para a Secretaria de Cultura e Turismo, que cedeu o espaço na biblioteca pública, que já conta com adaptações de acessibilidade.

"O fato de nossa sala estar junto à biblioteca fala muito sobre o trabalho da Abadef, pois defendemos que a pessoa com deficiência deve ocupar todos os espaços. O espaço da cultura abre um leque para a nossa caminhada, joga um olhar diferenciado e mostra que este é um tema transversal", destaca.

No espaço, a associação deve dar continuidade às atividades de assessoramento, diálogo com pais e participantes do grupo e projeto orientado por terapeuta ocupacional. "São atividades e estratégias viáveis para dar funcionalidade e inclusão a essas crianças", conta Cimone, que vai trabalhar junto no projeto como pedagoga.

Uma das primeiras atividades planejadas no espaço, adianta a presidente da associação, serão as ações que comporão a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece, anualmente, de 21 a 28 de agosto.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br