MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bombeiros alertam para cuidados com incêndios em lareiras

Publicada em 31/07/2018
Bombeiros alertam para cuidados com incêndios em lareiras | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Sinistros causados por lareira, na semana passada, motivaram acionamento da corporação

Na terça-feira da semana passada, uma lareira ecológica, em um apartamento, pegou fogo externamente e queimou algumas roupas que estavam secando nas proximidades. O fato em questão, que não foi o primeiro, deixou a comunidade em alerta para os cuidados e a prevenção de incêndios.

Segundo o comandante do pelotão de incêndio do Corpo de Bombeiros de Bagé, sargento Alex Sander Silveira, há registros de três a quatro casos por semana desse tipo de ocorrência. “Estamos com volume grande de sinistros neste sentido e se faz necessário esclarecer como proceder a limpeza das lareiras”, ressalta.

O sargento conta que há duas situações diferentes, em dois tipos de lareiras. A lareira fixa, que precisa ser limpa semestralmente, e as lareiras portáteis, que devem ser adaptadas com metal na hora que são implantadas. “O que acontece é que as pessoas fazem churrascos, petiscos e também usam lenhas que geram “picumã”, que entope a saída da lareira e acaba  prendendo fogo devido à caloria, incendiando a parede e, também, podendo voltar e fazer muita fumaça no interior da casa. Há as portáteis, as quais identificamos a má colocação. Ou seja, com forro de PVC ou madeira é necessário colocar uma argola de metal, porque com o calor acaba ocorrendo de derreter o PVC ou queimar, no caso de madeiras, e prende fogo na parede”, explica o comandante.

Outra situação que deve ser cuidada é o tamanho e o tipo da lenha a ser utilizada. “Acontece de usar uma lenha maior e, ficando para fora da lareira, acaba queimando o piso, que, em muitos casos, em Bagé, são de madeira. Se houver tapetes próximos também pode causar o sinistro”, acrescenta Silveira.

Os fogões à lenha também devem ter manutenção correta, destaca o sargento. “Já tivemos um caso de um mau uso de um fogão em que a casa queimou toda devido à combustão e utilização de combustível em excesso, mas o principal fator é o cuidado para acoplar o fogão com o metal no cano”, enfatiza.

BOX

Prevenção

- Usar lenha compatível com o tamanho da lareira;

- Erguer o tapete e afastar da frente da lareira;

- Não deixar fogo queimando se for sair ou deitar para dormir;

- Ficar alerta para fogões à lenha em cozinha com paredes de madeira, cuidando a proximidade

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br