ANO: 24 | Nº: 6107
31/07/2018 Cidade

Bombeiros alertam para cuidados com incêndios em lareiras

Foto: Tiago Rolim de Moura

Sinistros causados por lareira, na semana passada, motivaram acionamento da corporação
Sinistros causados por lareira, na semana passada, motivaram acionamento da corporação

Na terça-feira da semana passada, uma lareira ecológica, em um apartamento, pegou fogo externamente e queimou algumas roupas que estavam secando nas proximidades. O fato em questão, que não foi o primeiro, deixou a comunidade em alerta para os cuidados e a prevenção de incêndios.

Segundo o comandante do pelotão de incêndio do Corpo de Bombeiros de Bagé, sargento Alex Sander Silveira, há registros de três a quatro casos por semana desse tipo de ocorrência. “Estamos com volume grande de sinistros neste sentido e se faz necessário esclarecer como proceder a limpeza das lareiras”, ressalta.

O sargento conta que há duas situações diferentes, em dois tipos de lareiras. A lareira fixa, que precisa ser limpa semestralmente, e as lareiras portáteis, que devem ser adaptadas com metal na hora que são implantadas. “O que acontece é que as pessoas fazem churrascos, petiscos e também usam lenhas que geram “picumã”, que entope a saída da lareira e acaba  prendendo fogo devido à caloria, incendiando a parede e, também, podendo voltar e fazer muita fumaça no interior da casa. Há as portáteis, as quais identificamos a má colocação. Ou seja, com forro de PVC ou madeira é necessário colocar uma argola de metal, porque com o calor acaba ocorrendo de derreter o PVC ou queimar, no caso de madeiras, e prende fogo na parede”, explica o comandante.

Outra situação que deve ser cuidada é o tamanho e o tipo da lenha a ser utilizada. “Acontece de usar uma lenha maior e, ficando para fora da lareira, acaba queimando o piso, que, em muitos casos, em Bagé, são de madeira. Se houver tapetes próximos também pode causar o sinistro”, acrescenta Silveira.

Os fogões à lenha também devem ter manutenção correta, destaca o sargento. “Já tivemos um caso de um mau uso de um fogão em que a casa queimou toda devido à combustão e utilização de combustível em excesso, mas o principal fator é o cuidado para acoplar o fogão com o metal no cano”, enfatiza.

BOX

Prevenção

- Usar lenha compatível com o tamanho da lareira;

- Erguer o tapete e afastar da frente da lareira;

- Não deixar fogo queimando se for sair ou deitar para dormir;

- Ficar alerta para fogões à lenha em cozinha com paredes de madeira, cuidando a proximidade

Mais imagens

Vídeos

  • 31/07/2018

    Bombeiros alertam para cuidados com lareiras

    Na semana passada, uma lareira ecológica, em um apartamento, gerou um princípio de incêndio. O fato deixou a comunidade em alerta para os cuidados e a prevenção �� #bombeiros #prevenção #incêndios #jornalminuano #vocêgostadeler #fiqueligado #vemaí #umnovominuano

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...