ANO: 25 | Nº: 6311
01/08/2018 Cidade

Curso oferece especialização para condutores de cargas indivisíveis

Foto: Simôni Costa/ Especial JM

Usinas termoelétricas da região utilizam com frequência transporte de cargas de grande porte
Usinas termoelétricas da região utilizam com frequência transporte de cargas de grande porte

O transporte de cargas indivisíveis, que é o transporte de peça unitária, com elevado peso e dimensão, é um serviço que requer especialização, como o transporte de madeira. E o Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) oferece especialização gratuita para trabalhadores do segmento em Bagé.

O foco está na preparação do condutor frente aos riscos que esse tipo de movimentação oferece, utilizando como base as resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) sobre o tema, além da regulamentação do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Somente quem fez o curso preparatório pode trabalhar com esse tipo de carga. Nesse caso, são observadas condições especiais de trânsito, como horários, velocidade, sinalização do veículo e da carga e outras medidas específicas de segurança nas estradas, bem como para a segurança de propriedades de terceiros e da própria rodovia.

Os alunos recebem noções de legislação de trânsito e legislação específica, assim como de primeiros socorros, meio ambiente, prevenção de incêndio, direção defensiva e movimentação de cargas. Os pré-requisitos para realizar a matrícula é ser maior de 21 anos; estar habilitado, no mínimo, na categoria C ou E; não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir; não ter a CNH cassada e nem estar impedido judicialmente de exercer seus direitos. Depois de se formar, o caminhoneiro solicita uma segunda via da Carteira de Habilitação, na qual irá constar a autorização para o transporte da carga indivisível. O Sest/Senat está devidamente credenciado pelo Contran para oferecer o curso.

O técnico de formação profissional do Sest/Senat, Cristiano de Moura Borges, explica que os motoristas bajeenses terão a oportunidade de se especializar, com curso de 50 horas, realizado em dois finais de semana, entre os dias 3 e 5 de agosto e entre 10 e 12 de agosto. As aulas vão ocorrer nas dependências da Escola Fundação Bidart, na avenida Tupy Silveira, 2054. Para trabalhadores com comprovação de atuação no segmento de transporte, a inscrição é gratuita. Para os demais, o valor do curso é de R$ 250. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (53) 3284-1824 e (53) 98132-0107.

 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...