MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Curso oferece especialização para condutores de cargas indivisíveis

Publicada em 01/08/2018
Curso oferece especialização para condutores de cargas indivisíveis | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Usinas termoelétricas da região utilizam com frequência transporte de cargas de grande porte

O transporte de cargas indivisíveis, que é o transporte de peça unitária, com elevado peso e dimensão, é um serviço que requer especialização, como o transporte de madeira. E o Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) oferece especialização gratuita para trabalhadores do segmento em Bagé.

O foco está na preparação do condutor frente aos riscos que esse tipo de movimentação oferece, utilizando como base as resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) sobre o tema, além da regulamentação do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Somente quem fez o curso preparatório pode trabalhar com esse tipo de carga. Nesse caso, são observadas condições especiais de trânsito, como horários, velocidade, sinalização do veículo e da carga e outras medidas específicas de segurança nas estradas, bem como para a segurança de propriedades de terceiros e da própria rodovia.

Os alunos recebem noções de legislação de trânsito e legislação específica, assim como de primeiros socorros, meio ambiente, prevenção de incêndio, direção defensiva e movimentação de cargas. Os pré-requisitos para realizar a matrícula é ser maior de 21 anos; estar habilitado, no mínimo, na categoria C ou E; não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir; não ter a CNH cassada e nem estar impedido judicialmente de exercer seus direitos. Depois de se formar, o caminhoneiro solicita uma segunda via da Carteira de Habilitação, na qual irá constar a autorização para o transporte da carga indivisível. O Sest/Senat está devidamente credenciado pelo Contran para oferecer o curso.

O técnico de formação profissional do Sest/Senat, Cristiano de Moura Borges, explica que os motoristas bajeenses terão a oportunidade de se especializar, com curso de 50 horas, realizado em dois finais de semana, entre os dias 3 e 5 de agosto e entre 10 e 12 de agosto. As aulas vão ocorrer nas dependências da Escola Fundação Bidart, na avenida Tupy Silveira, 2054. Para trabalhadores com comprovação de atuação no segmento de transporte, a inscrição é gratuita. Para os demais, o valor do curso é de R$ 250. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (53) 3284-1824 e (53) 98132-0107.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br