ANO: 25 | Nº: 6399
01/08/2018 Cidade

Moção de apoio à permanência dos salesianos na Paróquia Auxiliadora ultrapassa mil assinaturas

Foto: Tiago Rolim de Moura

Diocese não pode definir situação sem nomeação de novo bispo
Diocese não pode definir situação sem nomeação de novo bispo

A coleta de assinaturas pela permanência dos salesianos na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, copadroeira de Bagé, tem ganhado adesão da comunidade. A lista de apoiadores da iniciativa está passando pelo comércio, escolas e instituições. A expectativa das organizadoras é de tentar entregar o documento ao 10º sucessor de Dom Bosco e reitor mor dos salesianos, padre Angel Fernandez Artime, que estará, na sexta-feira, na Inspetoria Dom Pio X, em Porto Alegre.
A falta de padres com vocação ao legado de Dom Bosco que administrem paróquias está fazendo com que os salesianos busquem opções para manter o funcionamento da igreja. Desde o ano passado, o tema está sendo debatido e já houve a visita do inspetor provincial salesiano padre Asídio Deretti, na Mitra Diocesana de Bagé. A ideia é passar a administração da paróquia para o bispado.
De acordo com uma das idealizadoras da lista, a catequista que trabalha há mais de 40 anos na paróquia, Hilda Campos de Andrade, os salesianos têm um trabalho diferenciado voltado aos jovens. Ela salienta que mesmo que a comunidade esteja envelhecendo a paróquia mantém
 o movimento Eterna Semente e conta com a procissão, que reúne centenas de devotos de todas as idades. “O trabalho dos salesianos é diferenciado e não podíamos aceitar a situação sem buscar alternativas”, diz.
Conforme o padre Alex Kloppenburg, que está respondendo administrativamente pela diocese de Bagé, desde a renúncia de Dom Gílio Felício, até que seja nomeado um novo bispo, não deve ser tomada nenhuma resolução. “Nos reunimos com o inspetor e pedimos que aguardem a definição do prelado”, salienta.
O religioso
enfatiza que os salesianos vieram para Bagé há mais de 100 anos e o desejo da diocese é que permaneçam no município. Ele explica que os padres salesianos são transferidos diretamente pela inspetoria, mas trabalham de acordo com o bispo.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...