ANO: 25 | Nº: 6236
01/08/2018 Cidade

Serviço de Reabilitação Física retomará dispensação de dispositivos

Foto: Divulgação

Órteses, próteses e meios de locomoção não eram disponibilizados há cerca de um ano
Órteses, próteses e meios de locomoção não eram disponibilizados há cerca de um ano

O Serviço de Reabilitação Física (SRF) retomará dispensação de órteses, próteses e meios de locomoção no dia 13 de agosto, após um ano de paralisação por desistência da empresa que fornecia o material. O anúncio foi feito, ontem, pelo setor de Comunicação do Executivo.

Conforme a coordenadora geral da fisioterapia, Clarissa Collares, foram realizados contatos, com várias empresas, que seriam possíveis fornecedoras. Entretanto, como a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), que dita os valores dos dispositivos estava defasada, não houveram interessadas. "Foi um período bem difícil, mas todos os nossos esforços valeram à pena, pois é um serviço de suma importância para comunidade", destacou.

O secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, se reuniu com representantes da pasta do Estado para buscar valores adequados. Perante à situação apresentada, o governo gaúcho, conforme divulgado, criou um incentivo de R$ 15 mil, que será repassado, mensalmente, para todos os serviços de reabilitação. "A nossa ação resultou em uma correção estadual, isso que é importante", enfatizou Kalil.

Num primeiro momento, serão solicitados 50 dispositivos para a empresa Nemrod, responsável pela dispensação. Os selecionados para o recebimento são pessoas já cadastradas e que serão chamadas de acordo com critérios do Estado.

A coordenadora da Reabilitação Física, Cristiana Kovalscki, ressaltou que todos os pacientes que estão cadastrados vão ser chamados em algum momento. "O serviço está retornando com a vinda dessa nova empresa. Todos podem ficar tranquilos, pois, a partir de agora, o serviço vai sistematicamente andando e essa fila vai ser sanada", pontuou.

Cristiana também comentou que somente o serviço de dispensação de dispositivos ficou paralisado, os demais trabalhos de fisioterapia mantiveram atendimento.

 

 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...