ANO: 26 | Nº: 9492
02/08/2018 Cidade

Daeb lança campanha para combater fraudes

Foto: Arquivo JM

Multa aplicada por
Multa aplicada por "gato" supera R$ 1,2 mil

O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) está criando a campanha denominada "Caça Fraude", buscando combater as ligações clandestinas. A autarquia tem como objetivo diminuir o furto de água, mais conhecido como "gato", ação considerada criminosa pelo Código Penal Brasileiro. Esta prática, além de incentivar o desperdício, prejudica o abastecimento como um todo, pois a intervenção na rede pode levar à contaminação da água tratada e distribuída, além de enfraquecer a pressão da água para os vizinhos.

As operações de caça fraude começaram a ser intensificadas, nesta semana, com a utilização de retroescavadeira do Daeb, em alguns casos. A autarquia, quando identifica a intervenção no ramal de água, desfaz o "gato" e aplica a multa de R$ 1.235,80. Nos próximos dias, aparelhos geofones também iniciarão a ser usados para detectar as ligações clandestinas. As irregularidades ainda podem ser percebidas através do sistema de informações do departamento, a partir dos usuários que estão com água cortada e não solicitam religação.

"Precisamos do apoio da população para identificar estes gatos, pois prejudica o abastecimento. É injusto com quem paga em dia sua tarifa. A ligação clandestina traz danos a todos", destaca Volmir Silveira, diretor do Daeb. Denúncias podem ser realizadas pelos telefones 0800 510 22 19 e 115. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...