MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

Coluna Top 5

Publicada em 03/08/2018
Coluna Top 5 | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

No mês passado, o jornalista, escritor e tradutor José Francisco Botelho foi eleito patrono da Feira do Livro deste ano. O bajeense, que é bacharel em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e doutorando em Letras/Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), traz, no currículo, dois troféus de segundo lugar no Prêmio Jabuti. Nessa edição do Caderno Ellas,  convidamos Botelho para indicar aos nossos leitores cinco top livros que despertam sua atenção. Segue abaixo a sua seleção.

 

1. O Aleph, de Jorge Luis Borges

Esta coletânea de contos de Jorge Luis Borges é um dos pináculos da literatura ocidental. O que poucos parecem notar é que Bagé aparece no livro. Mais especificamente no primeiro parágrafo do conto Emma Zunz. Borges esteve na fronteira gaúcha na década de 1930. Sabe-se, com certeza, que passou por Sant'Ana do Livramento. Terá estado também em Bagé?

 

2. Ibiamoré, O Trem Fantasma, de Roberto Bittencourt Martins

Um dos melhores romances da literatura brasileira foi escrito por um bajeense. Trata-se de uma magnífica recriação imaginária da Campanha gaúcha. É o nosso Cem Anos de Solidão.

 

3. Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles

Meu livro favorito na poesia brasileira. Cecília conta a epopeia dos inconfidentes em versos ? muitas vezes ? líricos inspirados nos antigos romances ibéricos.

 

4. O Coração das Trevas, de Joseph Conrad

Nada melhor do que citar Borges, que adorava esse livro: "É o mais intenso relato que a imaginação humana já concebeu". Esse romance de Conrad inspirou o filme Apocalipse Now, de Francis Ford Coppola (embora o livro se passe no Congo Belga e o filme na Guerra do Vietnã.)

 

5. Mil e um Jazigos, de João Bosco Abero

Excelente romance de um de nossos melhores escritores, que reimagina a cultura fronteiriça de maneira arejada e arrebatadora.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br