MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Sebrae propõe criação de comitês de empreendedorismo no RS

Publicada em 03/08/2018

Para mobilizar os diversos setores da sociedade a assumirem ações que promovam o desenvolvimento, o Sebrae RS está articulando uma série de iniciativas com o objetivo de criar Comitês de Empreendedorismo nos municípios gaúchos. Para participar do projeto foram escolhidas 22 cidades em todo o Estado. Em comum, essas localidades têm demonstrado compromisso em apoiar as micro e pequenas empresas como, por exemplo, a implantação da Lei Geral das MPEs e da Sala do Empreendedor, além de outras ações.

A técnica de Políticas Públicas do Sebrae RS, Roselaine Monteiro Moraes, explica que a estratégia de atuação do projeto tem quatro fases: levantamento dos principais indicadores municipais, capacitação das lideranças, plano de ação e formação do comitê de empreendedorismo. “Após o levantamento dos indicadores com dados socioeconômicos de cada município, iremos capacitar as lideranças locais para fortalecerem o protagonismo e a cooperação. O plano de trabalho vai levar em consideração o cenário municipal e as tendências para os próximos anos com ações em curto, médio e longo prazos”, detalha.

Para que possam implantar o Comitê de Empreendedorismo em seus municípios, serão trabalhados temas como liderança empreendedora, cooperação e ambiente empreendedor. “A finalidade é promover, articular e executar ações para a melhoria do ambiente de negócios, gerando transformação para as iniciativas empreendedoras”, resume. A meta é que as cidades envolvidas no projeto implantem seus Comitês de Empreendedorismo ainda neste ano.

Rio Grande é pioneiro
Roselaine acrescenta que o Sebrae RS participa de todo o processo, desde o início, para estimular a criação dos comitês, até o apoio para a realização das ações apontadas em cada cidade. A primeira experiência desse projeto ocorreu no município de Rio Grande, implantado em 4 de julho. O presidente do Comitê de Empreendedorismo do município, Fábio da Silva Cunha, destaca que foram definidos cinco eixos de trabalho: desburocratização, educação empreendedora, inovação, indústria e logística, e turismo.

O comitê tem 50 representantes de diversas áreas da sociedade civil, como CDL, universidades, prefeitura, empresários e representantes de outras entidades. Em cada grupo atuam 10 participantes. “Para alguns temas, como educação empreendedora e turismo, o planejamento já está avançado e estamos definindo as ações e parcerias”, relata. “O objetivo é promover o desenvolvimento da cidade e atuar de forma proativa, sem esperar exclusivamente pelas decisões de governo”, conclui.

As próximas cidades que iniciarão o trabalho, ainda em agosto, são Capão da Canoa, Viamão, Torres e Gravataí.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br