MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Marechal Floriano passa por mudança estabelecida pelo Plano de Mobilidade

Publicada em 04/08/2018
Marechal Floriano passa por mudança estabelecida pelo Plano de Mobilidade | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Rua General Flores da Cunha receberá sinalização específica para dar preferência à avenida

O cronograma de ações estabelecido pelo Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PlanMob), que visa beneficiar o tráfego de veículos na cidade, através de obras e adaptações no trânsito, teve seu início oficial neste ano, atendendo uma série de demandas levantadas em um estudo feito em 2015. Atualmente, as atividades estão sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM) junto à Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Segundo o secretário da Segurança, Luís Diego Soares, os principais fatores apontados no estudo como causadores de problemas em relação à mobilidade urbana, em Bagé, são estacionamentos oblíquos, vias de mãos duplas, conversões à esquerda e retornos e falta de espaço na área central para ciclovias e ciclofaixas. Vendo isso, o governo municipal tem investido em soluções para as demandas, também realizando serviços de pavimentação na cidade e construção de novas rotas na zona rural.

Atividades realizadas
Em março, o estacionamento oblíquo da avenida General Osório, na quadra entre as ruas Doutor Penna e Doutor Veríssimo, foi modificado para o sentido paralelo. Já no fim do mês de maio, a rua Doutor Penna teve seu sentido alterado para mão única, entre as esquinas com a Barão do Amazonas e com a Emílio Guilain. A escolha de realizar estas adequações inicialmente, segundo o secretário, seria pois as vias já tinham estas configurações em outras partes.
O secretário explica que o PlanMob é uma iniciativa composta por atividades distintas que dependem da secretaria ter infraestrutura para a implantação das mesmas, com compra de placas e sinalização. Além disso, essas ações têm prazos amplos, podendo ser de curto, médio ou longo prazo (5, 10 ou 20 anos respectivamente).

Próximas ações
A próxima atividade do PlanMob contempla a avenida Marechal Floriano, que até a primeira quinzena de agosto passará a ter a preferência na esquina com a rua General Flores da Cunha. A razão para tal medida, segundo Soares, seria pois, na atualidade, o local é um dos principais pontos de engarrafamento na cidade. “Em toda a sua extensão, a Flores da Cunha sempre dá a preferência para outras vias. Nesta região, a preferencial é ela. Isso gera o engarrafamento no tráfego, porque o fluxo maior de carros é na Marechal Floriano, então nós vamos colocar uma placa de ‘pare’ no local e deixaremos a preferência para a Marechal Floriano”, explica. A ação, de acordo com o secretário, também irá contar com sinalização que proibirá o retorno na região e a conversão à esquerda da Marechal Floriano para a General Flores da Cunha.
Soares destaca que o município também pretende transformar a Conde de Porto Alegre em mão única, entre as avenidas General Osório e Sete de Setembro. E adianta, também, que está sendo estudado colocar as ruas Vinte de Setembro e Caetano Gonçalves em apenas um sentido, considerando que a primeira será no sentido norte-sul e a segunda em sul-norte. A intenção da pasta é tornar as principais ruas do município, com exceção da avenida Sete de Setembro, em vias de único sentido.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br