MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Longe do cenário ideal

Publicada em 06/08/2018

O Fundo Nacional de Desenvolvimento Ferroviário (FNDF), que pode ser criado por legislação que começa a ser avaliada pelo Congresso Nacional, promete inaugurar um novo período do Sistema Ferroviário Nacional. Com o foco na ampliação da capacidade logística, o FNDF, entretanto, deve funcionar por apenas cinco anos. Existe, ainda, uma perspectiva geográfica, revelando que a visão estratégica sobre o desenvolvimento do setor ainda precisa avançar. A tramitação envolve a discussão por uma comissão mista, antes das votações nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.
Se a medida for aprovada sem alterações, ou seja, nos moldes projetados pelo governo federal, o fundo será composto por recursos do orçamento da União, por doações e pelo montante arrecadado com a outorga da subconcessão da estrada de ferro conhecida como Ferrovia Norte-Sul, no trecho entre Porto Nacional, em Tocantins, e Estrela D’Oeste, em São Paulo. A lógica é simples. Os recursos arrecadados com a concessão serão basicamente destinados para investimentos que retroalimentem o setor, evitando que os recursos advindos da licitação se destinem ao Tesouro Nacional e sejam usados em outras áreas. O desafio está em ampliar o alcance dos investimentos.
A Medida Provisória editada pelo governo federal determina que o fundo deve ser utilizado prioritariamente na ligação do Complexo Portuário de Vila do Conde, no Pará, à Ferrovia Norte-Sul, considerada a espinha dorsal do transporte ferroviário brasileiro. O argumento de que os recursos serão usados para aumentar a participação do modal ferroviário na matriz de transportes nacional é inegável. Ms é importante atentar para o fato de que os portos de grande capacidade localizados no Norte do País não podem ser encarados como as únicas alternativas para o escoamento da safra agrícola brasileira.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br