ANO: 25 | Nº: 6487
09/08/2018 Cidade

Casa de Cultura recebe exposição de artesanato “Pelas Mãos do Pampa”

Foto: Divulgação

Com a intenção de promover o artesanato feito por moradores do Alto Camaquã, a mostra “Pelas Mãos do Pampa” será exposta a partir deste sábado, na Casa de Cultura Pedro Wayne, onde permanecerá até o dia 15 de agosto. A exposição começa a partir das 11h, já a abertura oficial será realizada a partir das 14h, quando acontece um desfile com modelos que usarão as peças feitas pelos artesãos locais.
O evento será encerrado com um coquetel, a partir das 17h. Na oportunidade, serão exibidas e colocadas à venda cerca de cem peças confeccionadas por 12 artesãos da região.
A iniciativa teve seu início através de estudantes do curso de aprendizagem comercial, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), para ser apresentado na feira de projetos oferecida pelo órgão. A ação teve orientação do professor Deividi Quintana e participação dos estudantes Eduardo Cabral Xavier, João Eduardo da Silva Gonçalves, Rafaela Araújo da Silva e Vinícius Rodrigues Ferreira.
Segundo Gonçalves, a ideia surgiu em parceria com artesãos locais, com intermediação da integrante da Associação para Grandeza e União de Palmas (Agrupa), Vera Colares, que falou sobre os problemas de divulgação dos trabalhos na região. A intenção do projeto, segundo os estudantes, seria trazer à tona o artesanato da região, recolocando-o no mercado através do marketing digital.
A atividade recebeu o primeiro lugar na etapa regional da Feira de Projetos do Senac e, entre 28 e 31 de agosto, concorre na etapa estadual do evento, em Porto Alegre. A partir da iniciativa e com o apoio de instituições locais, foram conseguidos recursos para a exposição, e com o apoio do governo municipal, o evento foi inserido no calendário anual da Casa de Cultura.
A exposição tem apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI) e de Cultura e Turismo (Secult).
Para o titular da SDI, Bayard Paschoa Pereira, a exposição é uma das principais formas de divulgar e valorizar os trabalhos dos artesãos. “O evento visa a divulgação do nosso artesanato e enaltece o trabalho dos artesãos e empreendedores. Ele é de suma importância para fortalecer a produção artesanal e a economia local. Além de fonte de renda, o artesanato é, também, mantenedor de uma cultura viva em nossa cidade”, explica.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...