MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Corede Campanha realiza assembleia de detalhamento de projetos

Publicada em 09/08/2018
Corede Campanha realiza assembleia de detalhamento de projetos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Baunhardt e Lia conduziram o ato

Na tarde de ontem, o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede Campanha) realizou uma assembleia pública com o objetivo de definir o detalhamento dos projetos, após a votação da Consulta Popular deste ano. A abertura oficial foi realizada pela presidente do Corede Campanha e reitora da Urcamp, professora Lia Maria Herzer Quintana, que teve, ao seu lado na mesa, o coordenador da Consulta Popular do Estado, Teonas Baunhardt, que avaliou o processo nos sete municípios que se fizeram presentes, através de seus Comudes, delegados e secretarias. O evento ocorreu no salão de atos da Urcamp, no campus central da universidade.
A apresentação de Baunhardt expôs os principais dados de 2018, com destaque para 60% entre as secretarias de Saúde e Segurança. "Vale destacar, ainda, que o Corede Campanha foi o único a eleger Políticas Públicas para as Mulheres; portanto, este orçamento que aparece na planilha do Estado para esta demanda vem somente para Bagé e Lavras do Sul, mostrando o trabalho que foi realizado em prol da luta desta categoria para angariar votos depois que a cédula foi construída e, inclusive, na defesa deste item, na assembleia de sua construção", comenta. Fato que se comemora, também, em razão da assembleia de detalhamento ter acontecido no dia 8 e, no anterior, ter sido a comemoração do aniversário da Lei Maria da Penha. Saúde e Apoio à Agricultura Familiar se classificaram em todas as cidades da Campanha gaúcha.
Após, foi exemplificado como os grupos poderiam realizar o rateio da verba e apresentada a planilha com os cálculos de votos diretos e proporcionalidade. Por maioria absoluta, a planilha foi aprovada e, em seguida, as áreas foram divididas em quatro grupos para uma reunião que decidiria como o recurso seria utilizado. Concluídos os debates, a assembleia foi novamente reunida para o acerto da Segurança. A Coordenadoria da Mulher cedeu R$ 40 mil para a área, assim como Lavras do Sul que, no mesmo pensamento, abriu mão de R$ 16.035,00 para a referida secretaria. Os grupos acertaram, ainda, que os municípios devem passar para o Corede, até sexta-feira, 10, o detalhamento de cada cidade; já a Segurança deve detalhar os ajustes dos recursos repassados.
São parte do Corede Campanha os municípios de Bagé, Hulha Negra, Candiota, Aceguá, Dom Pedrito, Lavras do Sul e Caçapava do Sul.

Relembre
Depois de eleger a cédula com 10 prioridades nos municípios que são parte do Corede Campanha, o resultado da Consulta Popular 2018 classificou os projetos da Secretaria Estadual de Saúde (Ampliação, Reforma e Aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS); Secretaria da Segurança Pública (Reaparelhamento dos órgãos de Segurança); Secretaria do Desenvolvimento Rural (Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar); e Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (Política para as Mulheres).

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br