MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Formação de Professores e Gestores Escolares acontece em Hulha Negra

Publicada em 09/08/2018
Formação de Professores e Gestores Escolares acontece em Hulha Negra | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Capacitação envolveu cerca de 50 inscritos

Dando sequência ao cronograma do curso de Formação de Professores e Gestores Escolares, a equipe da Urcamp, na manhã de ontem, se deslocou para a cidade de Hulha Negra, onde uma média de 50 inscritos se dividiram entre a Biblioteca Municipal e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) para o seu primeiro encontro presencial. A abertura foi realizada pela pró-reitora de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Urcamp, Elisabeth Drumm, que no ato representou a reitora e presidente do Corede Campanha, Lia Maria Herzer Quintana, e a Coordenadora Pedagógica do município, Silene Gonçalves Silva Comin, que é, ainda, aluna da turma de gestores.
Em sua fala, Elisabeth relembra o que ela e a professora Lia Quintana vêm destacando, nos demais seis municípios, onde o primeiro encontro presencial já aconteceu, que a importância da educação e da formação de professores. "Esse curso está acontecendo graças ao voto da Consulta Popular 2016/2017, em que a população elegeu como prioridade a formação de nossos professores. Foi através desse resultado se possibilitou o convênio entre o governo do Estado, a Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e os Coredes. A partir daí, 11 universidades do Comung se organizaram para realizar este curso e toda estrutura foi pensada de forma em conjunto, o que possibilitou este momento que estamos vivenciando hoje", explica a pró-reitora. Antes de passar a palavra para a coordenadora pedagógica, foi feito um agradecimento à Secretaria Municipal de Educação, pelo empenho dentre seus professores, e que fez a articulação para a realização do curso.
Silene representou a secretária de Educação do município, Adriana Delabary, pois, como ela mesma declarou, toda equipe da secretaria estava inscrita no curso e a secretária ficou no gabinete. "Mas ela pediu que eu transmitisse a vocês que todos se sintam muito bem-vindos, pois desde que tomamos conhecimento do convênio, nós nos interessamos e fizemos tudo que era necessário para viabilizá-lo aqui. Nós, enquanto professores e gestores, sabemos a nossa carência e a importância de termos cursos relacionados à formação. E quando fiquei sabendo que seria a Urcamp, também fiquei muito feliz, pois a professora Marlisa (Fico) foi minha professora, e eu acredito que serão momentos de muito aprendizado e de compartilhar informações. Inclusive, aproveito para deixar uma passagem de um autor que eu gosto muito, o Cortella: "há um ditado chinês que diz que, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando um pão, ao se encontrarem, eles trocam os pães; cada um vai embora com um. Porém, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando uma ideia, ao se encontrarem, trocam ideias'".
Em Hulha Negra, uma turma de professores iniciou o curso, sob responsabilidade da docente Ângela Carretta. A turma de gestores escolares iniciou a formação com a professora Marlisa Fico. As aulas foram divididas em dois prédios: Biblioteca Municipal e Universidade Aberta do Brasil (AUB), porém o intervalo aconteceu em conjunto, para a interatividade das duas turmas. O próximo município que inicia o curso é Itacurubi, na sexta-feira, dia 10, e as atividades deste primeiro momento encerram no sábado, com professores da cidade de Candiota.


Entenda o curso

O curso de Formação de Professores e Gestores Escolares é proveniente da votação da Consulta Popular 2016/2017, quando 63 municípios elegeram como prioridade a educação em suas cédulas. Graças ao resultado, foi firmado um convênio entre o governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (Seduc-RS), Conselhos Regionais de Desenvolvimentos (Coredes) e o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). Das 15 instituições que são parte do Comung, 11 estão responsáveis pela organização dos cursos de formação em todas as regiões do Estado. A Urcamp assumiu as áreas de abrangência do Corede Campanha e Corede Fronteira Oeste, realizando a capacitação nos municípios de Itaqui, Uruguaiana, Alegrete, Bagé, Lavras do Sul, São Gabriel, Hulha Negra, Itacurubi e Candiota. O recurso destinado da Consulta Popular 2016/2017 é de aproximadamente R$ 4 milhões de reais. O curso vai até 28 de setembro, com encontros presenciais (16h) e a distância (44h).

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br