ANO: 24 | Nº: 6059
10/08/2018 Cidade

Consulta pública deve discutir conservação do reservatório da Usina Pampa Sul

Foto: Reprodução JM

Plano ambiental foca na proteção de recursos naturais do manancial
Plano ambiental foca na proteção de recursos naturais do manancial
Para a implantação da Usina Termelétrica Pampa Sul - Miroel Wolowski, erguida em Seival, é necessária a construção de um reservatório, que está localizado na divisa dos municípios de Candiota e Hulha Negra, nas comunidades de Seival e Trigolândla. A estrutura, denominada J2, será destinada para o acúmulo de água do Rio Jaguarão. Parte deste hídrico será utilizado para repor perdas por evaporação das torres de resfriamento da UTE. Mas para a utilização deste reservatório, a empresa realizou Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial (Pacuera) que será apresentado de acordo com exigências do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em consultas públicas realizadas nos municípios de abrangência.
As audiências estão previstas para o dia 26 de setembro, às 13h30, no salão da Igreja Cristo Rei na Trigolândia e, no mesmo dia, às 18h30min, no PTG Combate do Seival, em Candiota.
Para a realização do plano, a empresa obteve Declarações de Utilidade Pública pelos municípios de Hulha Negra e Candiota, para que também atenda, como contrapartida, parte do abastecimento público de água desses municípios. O Plano apresenta uma proposta para melhorar a utilização do reservatório e seu entorno, evitando a ocupação desordenada nas margens, o que pode afetar negativamente a qualidade do hídrico armazenado.
Para a delimitação de zonas e definição das normas de uso do entorno do reservatório, foram realizados estudos dos meios físico, ótico e antropológico, para conhecer as fragilidades socioambientais dessa área que serão apresentadas nas audiências
O Pacuera é um plano ambiental que visa a conservação do reservatório com foco na proteção de recursos naturais. É a partir desse plano que são identificados os usos múltiplos do reservatório, sugerindo formas responsáveis e integradas de sua utilização. A versão do Pacuera, integral e resumida, encontra-se disponível em formato digital para consulta no endereço eletrônico: http://licenciamento.ibama. E, presencialmente, na Prefeitura de Hulha Negra, avenida Getúlio Vargas, nº 1562, centro e na Prefeitura de Candiota, situada na rua Ulysses Guimarães, nº 250, em Dario Lassance, Candiota.
A UTE Pampa Sul terá a capacidade de geração de 340MW. O reservatório, depois de formado, terá um total 370,3 hectares de área alagada, portanto considerado de pequeno porte e com uma Área de Preservação Permanente (APP) de 160,41 hectares, num total de 530,7 hectares.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...