ANO: 24 | Nº: 6107
10/08/2018 Cidade

Daeb anuncia corte de distribuição de água 90 dias após vencimento das contas

Foto: Arquivo JM

Inadimplência já é superior a 30%, divulgou autarquia
Inadimplência já é superior a 30%, divulgou autarquia

O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) comunicou, ontem, por meio de anúncio oficial, que o corte de água por falta de pagamento somente é realizado 90 dias após o vencimento da conta. Segundo divulgado, a autarquia envia um aviso da situação de débito 30 dias depois da fatura não ter sido paga. Após 60 dias, a residência devedora recebe um reaviso. Somente 90 dias depois, é realizado o corte. Ou seja, essa é a última medida que o Daeb realiza para tentar tornar o usuário adimplente.

O corte de água está previsto na Lei Municipal 5.626, de 26/07/2016, e na Lei Federal 11.445, de 05/01/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico. Desde outubro de 2017, o Daeb não vinha realizando o corte de água por inadimplência. A direção da autarquia observou que não era o momento para a medida, já que recém havia sido realizada a mudança de taxa para tarifa e estava sendo implantado um novo sistema de dados. Depois, iniciou o racionamento, momento crítico enfrentado pela cidade.

"Os cortes foram retomados devido ao aumento da inadimplência para mais de 30%. Esse índice é muito alto e impede o retorno de investimentos para a população. Com o valor da arrecadação, o Daeb consegue realizar melhorias, como a substituição das redes antigas que existem na cidade. Esse trabalho já vem sendo desenvolvido pela atual gestão com o dinheiro que é recebido dos usuários. Entre 2017 e 2018 foram substituídos mais de três mil metros de tubulação em pontos que historicamente tinham vazamentos recorrentes, como na rua Emílio Guilain. Além disso, com a arrecadação, está sendo possível construir um novo reservatório para a Estação de Tratamento de Água (ETA), iniciativa histórica em vista que o reservatório atual possui mais de 100 anos", detalhou o informe da autarquia.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...