MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Daeb anuncia corte de distribuição de água 90 dias após vencimento das contas

Publicada em 10/08/2018
Daeb anuncia corte de distribuição de água 90 dias após vencimento das contas | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Inadimplência já é superior a 30%, divulgou autarquia


O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) comunicou, ontem, por meio de anúncio oficial, que o corte de água por falta de pagamento somente é realizado 90 dias após o vencimento da conta. Segundo divulgado, a autarquia envia um aviso da situação de débito 30 dias depois da fatura não ter sido paga. Após 60 dias, a residência devedora recebe um reaviso. Somente 90 dias depois, é realizado o corte. Ou seja, essa é a última medida que o Daeb realiza para tentar tornar o usuário adimplente.

O corte de água está previsto na Lei Municipal 5.626, de 26/07/2016, e na Lei Federal 11.445, de 05/01/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico. Desde outubro de 2017, o Daeb não vinha realizando o corte de água por inadimplência. A direção da autarquia observou que não era o momento para a medida, já que recém havia sido realizada a mudança de taxa para tarifa e estava sendo implantado um novo sistema de dados. Depois, iniciou o racionamento, momento crítico enfrentado pela cidade.

"Os cortes foram retomados devido ao aumento da inadimplência para mais de 30%. Esse índice é muito alto e impede o retorno de investimentos para a população. Com o valor da arrecadação, o Daeb consegue realizar melhorias, como a substituição das redes antigas que existem na cidade. Esse trabalho já vem sendo desenvolvido pela atual gestão com o dinheiro que é recebido dos usuários. Entre 2017 e 2018 foram substituídos mais de três mil metros de tubulação em pontos que historicamente tinham vazamentos recorrentes, como na rua Emílio Guilain. Além disso, com a arrecadação, está sendo possível construir um novo reservatório para a Estação de Tratamento de Água (ETA), iniciativa histórica em vista que o reservatório atual possui mais de 100 anos", detalhou o informe da autarquia.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br