ANO: 24 | Nº: 6013
10/08/2018 Campo e Negócios

Salão do Empreendedor estará na Expointer

Ocupando boa parte do Pavilhão Internacional, o Salão do Empreendedor deverá ser um dos destaques para os visitantes que circularem pela 41ª Expointer. O espaço é uma iniciativa da Farsul, do Senar-RS e do Sebrae RS, através do Programa Juntos para Competir, em parceria com Fecomércio/Senac-RS, Fiergs/Senai-RS e Embrapa.

Planejado tendo como referência o conceito 'Do Campo à Mesa', o Salão do Empreendedor pretende esclarecer aos visitantes da Expointer sobre como atuam inúmeras micro e pequenas empresas que compõem as cadeias produtivas de três grandes segmentos do agronegócio gaúcho: a de carne, dos vinhos e de espumantes, e da soja. Para a completa visão de como o Estado se tornou referência nessas três áreas, uma novidade também chega em formato tecnológico: pela primeira vez, estarão no Salão do Empreendedor 15 startups que desenvolvem serviços específicos para a produção rural. Nove delas são ligadas ao Programa Startup Agrotech, lançado em 2018 pelo Sebrae RS. As outras já integraram ou ainda estão no Programa StartupRS, iniciado em 2015.

O presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo do Sebrae RS, Gedeão Pereira, observa que, em todas as atividades do agronegócio, no mundo todo, o uso intenso de tecnologia é uma realidade que se verifica em altos índices de produtividade aliada à qualidade. "Portanto, que bom que nosso trabalho e de tantas outras organizações consegue se aproximar das inovações e colaborar para que produtores rurais tenham acesso, estímulo e resultados a partir das startups e suas ideias", destaca.

O Salão do Empreendedor terá uma estrutura de 800 m² convidativos para todo o público da Expointer. Em uma espécie de mercearia-modelo serão expostos os diferentes produtos resultantes e com valor agregado das três cadeias selecionadas. No local, que incentiva a interação, o visitante poderá conhecer a história da criação de gado nos campos gaúchos, as técnicas aplicadas, as melhorias que são utilizadas para qualificar rebanhos, visualizar a grande variedade de alimentos e outros produtos derivados da soja, além de aprender sobre a diversidade dos rótulos de vinhos e espumantes gaúchos. Nesse item, haverá explicações sobre as diferenças de uvas, processos e regiões, demostrando as vantagens dos diferentes "terroir" do Estado.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...