ANO: 24 | Nº: 6104
13/08/2018 Cidade

Primeira etapa do Curso de Formação de Professores e Gestores Educacionais é concluída com sucesso

Foto: Chrystian Ribeiro/Ascom

Grupo de 80 profissionais, entre gestores e professores de escolas da rede pública, participaram do curso
Grupo de 80 profissionais, entre gestores e professores de escolas da rede pública, participaram do curso

Nem mesmo a neblina fina e gelada tirou o entusiasmo do grupo de 80 participantes do Curso de Formação de Professores e Gestores Educacionais, entre gestores e professores de escolas da rede pública de Candiota, que aproveitaram o dia de sábado para se reciclar. A primeira aula presencial levou como monitoras duas professoras da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), a coordenadora pedagógica do Colégio Raymundo Carvalho, que pertence à instituição em Alegrete, Daniela Antunes, e a professora Kotha Calvete, da graduação em Bagé.
A capacitação em Candiota encerrou a primeira etapa do ciclo de 11 municípios do Corede Campanha contemplados com o curso. As próximas aulas acontecem em ensino a distância, através de ambiente virtual, e o último encontro presencial será no final de setembro, quando será concluída a formação.
Na capacitação direcionada a gestores, a diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dario Lassance, Camila Vidart, foi uma das que se inscreveu em busca de ampliar conhecimentos. “Acho que a formação é importante porque é específica para a nossa atividade. Estou com uma grande expectativa de troca de experiências”, diz.
O grupo mais numeroso, o dos professores, reuniu pessoas com um mesmo propósito, o de compartilhar ideias e situações vivenciadas no dia a dia da escola. Nilce Rosane Gonçalves Lima leciona nas séries iniciais em duas escolas (Dario Lassance e Oito de Agosto, localizada em um assentamento na zona rural do município) e integrou uma das equipes formadas pela capacitação. “É importante para nos atualizarmos. Sabemos que houve uma crescente preocupação com a educação formal. Então, precisamos renovarmos nossos conhecimentos, porque o aprimoramento é a alma da profissão”, resume.
E quem veio com a missão de monitorar e ministrar o curso conta que também aprende. “Percebo que a ideia de separar gestores de professores deu muito certo, pois o ambiente é diferente. Nós conseguimos trocar angústias, anseios que nos são comuns nas escolas que gerenciamos, e a gente percebe que havia uma carência de questões específicas para a nossa área. O curso atingiu o objetivo, que é o de criar um espaço diferente de discussões. Tem sido uma experiência muito rica poder compartilhar saberes e aprender com as discussões e debates”, destaca Daniela.
O Curso de Formação de Professores e Gestores Educacionais é uma das demandas da Consulta Popular 2016/2017. O resultado possibilitou o convênio entre o governo do Estado, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), do qual a Urcamp faz parte, e os Coredes.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...