MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bagé sedia décimo Fórum Gaúcho de Arborização

Publicada em 14/08/2018
Bagé sedia décimo Fórum Gaúcho de Arborização | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Município se destaca com projetos de manejo do parque arbóreo e educação ambiental

Bagé recebe, entre os dias 23 e 24 de agosto, a décima edição do Fórum Gaúcho de Arborização. O evento, que acontece no Palacete Pedro Osório, é promovido pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau) em parceria com a Prefeitura de Bagé, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa), da Universidade Federal do Pampa e do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema).
O objetivo do fórum é capacitar técnicos e pessoas que tenham interesse em se mobilizar pela recuperação do parque arbóreo. A programação conta com palestrantes de Bagé, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. O evento tem como foco trabalhar as políticas de gestão pública de arborização, feitas pelos governos municipais, além de propiciar a troca de informações sobre o manejo de parques arbóreos.
Segundo a secretaria executiva da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unipampa e bióloga apoiadora do evento, Ketleen Grala, o fórum, que acontece pela primeira vez fora da região metropolitana, será realizado na Rainha da Fronteira devido ao município se destacar, desde 2014, com o desenvolvimento do Programa Arborização Urbana: um exercício de cidadania e sustentabilidade socioambiental.
A iniciativa da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), junto à Prefeitura de Bagé, com apoio de outras instituições da cidade, vem desencadeando ações de pesquisa e educação ambiental e tem fomentado, junto à administração municipal, práticas de manejo para a melhoria do parque arbóreo da cidade. Na oportunidade, além da presença de palestrantes de destaque na área, os técnicos de Bagé farão a exposição das ações que têm sido desenvolvidas.

Inscrições

As inscrições para o Fórum podem ser feitas através do site http://forumdearborizacao.com.br. Os valores para profissionais e comunidade é de R$ 50 (acadêmicos pagam metade do valor) até dia 22 de agosto. Nos dias do evento, a inscrição custará R$ 70.
As palestras têm como público-alvo acadêmicos, servidores municipais, órgãos estaduais e federais, concessionárias de energia, prestadores de serviços urbanos, instituições de ensino, empresas particulares e interessados em geral, cujas atribuições estejam relacionadas à arborização urbana.

Reunião do CRBio

Durante o Fórum Gaúcho de Arborização, no dia 23 de agosto, a partir das 17h45min, acontecerá o encontro regional do Conselho Regional de Biologia da 3ª Região (CRBio-03). A ação tem o objetivo de fortalecer e aproximar a relação com os profissionais da Biologia, além de oportunizar a troca de informações, bem como a orientação aos biólogos quanto à atuação profissional.
A coordenadora da Comissão de Divulgação do Conselho, Isabel Junqueira, em conjunto com o biólogo Eduardo Delgado Olabarriaga, membro da Comissão Organizadora do FGA/SBAU e também coordenador da Comissão de Patrimônio do CRBio-03, participarão do evento buscando debater, colher sugestões e solicitações referentes à autarquia. Para participar da ação, basta se inscrever pelo link: https://docs.google.com/forms/, até o dia 21 de agosto.

Programação (Para o site)

Quinta-feira – 23 de agosto

8h - Cerimônia de abertura

8h50min - Palestra "As Arvores e suas interações", com a engenheira agrônoma Tatiana Cavaçana, IPEP Bagé/RS

9h20min - Palestra "Aspectos históricos, perspectivas e manejo da arborização da cidade de Bagé", com o biólogo Rodrigo Kanaan da Semapa Bagé/RS

9h40min - Intervalo

10h - Palestra "Arborização, um serviço público", com o engenheiro florestal Flávio Telles (Prefeitura Rio de Janeiro/RJ, vice-presidente da SBAU)

12h às 12h30min - Debate

12h30 às 13h30min - Intervalo de almoço

13h - Palestra "Programa de Arborização urbana: um exercício de cidadania e sustentabilidade socioambiental - inventário arbóreo de Bagé, gestão e aspectos legais", com engenheiro agrônomo Norton Sampaio do Condema/Unipampa

14h - Palestra "Planejamento em arborização urbana: foco 01", com a bióloga Bibiana Cassol da SMAMS – Porto Alegre/RS

15h – Palestra "Planejamento em arborização urbana: foco 02, com a arquiteta Cleida Maria C.F. Gomes, Porto Alegre/RS

16h - Intervalo

16h - Debates com os palestrantes

17h20min - Encerramento

17h45min - CRBio itinerante

Sexta -feira (24 de agosto)

8h30min - Palestra "Cidadania, Educação e Sustentabilidade", com a engenheira agrônoma Giuliana Del Nero Velasco, pesquisadora do IPT/SP

10h10min - Intervalo

10h20min - Debate

11h20min - Palestra "Programa de arborização urbana: um exercício de cidadania e sustentabilidade socioambiental: educação ambiental", com bióloga Ketleen Grala Unipampa – Bagé/RS

11h40min - Solenidade de encerramento

12h30 - Almoço

Encerramento com visitas técnicas

14h - Check-in para os ônibus

14h10min - Saída dos ônibus para visita técnica

17h - Fim das atividades

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br