MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

CRE busca alternativas para reduzir arrombamentos nas escolas

Publicada em 14/08/2018
CRE busca alternativas para reduzir arrombamentos nas escolas | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ataques frequentes à instituição motivaram manifestação da comunidade

Uma reunião realizada, ontem, na 13ª Coordenadoria Regional de Educação (13ª CRE), com a Brigada Militar, buscou alternativas para diminuir os furtos e arrombamentos contra as escolas  de responsabilidade do Estado. A Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz (Ciep), localizada no bairro São Judas, é um dos focos, visto que tem sido alvo constante de criminosos.

Entre as alternativas apontadas pelo coordenador regional de Educação, José Carlos Nobre, está a criação de um grupo de conversas no aplicativo WhatsApp, com os policiais militares, para haver um canal onde a direção da escola possa passar informações. Nobre salienta que já foram encaminhados os documentos para que o Ciep seja, ainda, incluído no programa Escola Aberta para a Cidadania, pelo qual a comunidade se apropria da instituição e ajuda no combate a violência.

Conforme o Nobre, o modelo é o mesmo desenvolvido pela Escola Estadual de Ensino Médio Professor Leopoldo Maieron (Caic), desde 2003, e que auxiliou a instituição a diminuir os altos índices de ocorrências policiais que eram registrados. Segundo o coordenador, os principais atos de vandalismo e furto ocorrem nos finais de semana, e, com este modelo, a escola disponibiliza o prédio e o ginásio para a comunidade participar de diversas atividades, como futebol, vôlei, dança, capoeira, handebol e xadrez. Ele conta que também solicitou, ao comandante do 1º Esquadrão de Bagé, capitão Daniel Oliveira da Silva, um policiamento mais ostensivo na área.

O capitão pediu à 13ª CRE que a Brigada Militar seja informada das reuniões da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência na Escola (Cipave) e também sugeriu que sejam realizadas visitas nas instituições. As frequentes investidas dos bandidos no Ciep fez com que a comunidade escolar realizasse uma manifestação. Na última ocorrência, os ladrões levaram ar condicionado, aparelho de internet (roteador Wi-fi), janelas de alumínio, materiais de professores, toda a fiação e lâmpadas da sala dos alunos, além de entortarem armários. Desde o final do ano passado, já foram registrados mais de 10 boletins de ocorrência relatando ataques. Na instituição, há cerca 850 alunos e as aulas ocorrem em três períodos: manhã, tarde e noite.

Além do Ciep, as escolas estaduais Félix Contreiras Rodrigues, Luiz Mércio Teixeira e Farroupilha também estão sendo alvo de vandalismo, de forma frequente.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br