MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Endereço de esculturas do Analista de Bagé poderá ser modificado

Publicada em 15/08/2018
Endereço de esculturas do Analista de Bagé poderá ser modificado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Estátua teve rosto desfigurado em último ato de vandalismo

O destino alternativo para o conjunto de esculturas que compõe o 'Consultório do Analista de Bagé', instalado na Praça Júlio de Castilhos (Praça da Estação), será definido a partir de reuniões do governo municipal, junto a representantes de conselhos e da comunidade cultural local. A informação foi repassada, ontem, pela secretária municipal de Cultura e Turismo, Anacarla Flores. "Já estamos comunicando os conselheiros e pretendemos marcar a reunião com o prefeito, a partir da semana que vem. De qualquer forma, precisamos ouvir a opinião de todos para emitir um parecer sobre o que pode ser feito", adianta a titular da pasta.
Desde 2016, quando foi inaugurado, o agrupamento de estátuas foi quatro vezes alvo de vandalismo, sendo uma depredação na mão e duas no braço. Já no último ato, na semana passada, a escultura que representa o personagem do Analista teve o rosto descaracterizado pelos danos.
Inaugurado durante a 19ª Feira do Livro, o conjunto de esculturas foi encomendado pelo Senac, junto à Prefeitura de Bagé, como uma homenagem para marcar os 80 anos do escritor Luis Fernando Veríssimo. O "Consultório do Analista de Bagé" é um conjunto de três esculturas criadas pelo artista plástico Sérgio Coirolo, que conta com o Analista, sua secretária Lindaura e o criador dos personagens, em tamanho real.
Até então, a cada ato, Coirolo foi prontamente chamado para fazer os restauros. Entretanto, desta vez, a secretária afirma que a reforma da estátua deve aguardar a conclusão do que será feito com a obra.
Para Coirolo, uma opção viável seria retirar as esculturas da praça e colocá-las em outro local, com guarda. "É algo fácil de ser feito e que vai preservar as esculturas. Se continuarem onde estão, sem guarda, vai chegar um momento que não vai ter como consertar", destaca o artista plástico, que declara sua indignação com os constantes atos de vandalismo sofridos pela obra. "Algo precisa ser feito. Na última vez que estive em Bagé, eu terminei de restaurar a mão do analista de manhã. Quando voltei, à tarde, alguém tinha usado uma pedra para quebrar o mesmo braço. É decepcionante", declara.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br