MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Prefeitura reduz alíquota de contribuição para Custeio da Iluminação Pública

Publicada em 15/08/2018
Prefeitura reduz alíquota de contribuição para Custeio da Iluminação Pública | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Redução temporária entra em vigor a partir de setembro

Com a aprovação dos vereadores, a Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (CIP), no município de Bagé, será reduzida, temporariamente, pelos próximos 180 dias. A legislação aprovada pela Câmara durante roteiro de sessões extraordinárias, determina que a alíquota passa de 9% para 6%, retornando, portanto, ao patamar de 2017.
A legislação que elevou a alíquota da CIP, aprovada pela Câmara de Vereadores no final do ano passado, motivou manifestação de parlamentares de oposição e de integrantes da base, que votaram contra a medida. Em março, Antenor Teixeira, do Progressistas, Beatriz Souza, da Rede Sustentabilidade, e Lélio Lopes (Lelinho), do PT, apresentaram representação ao Ministério Público, questionando a elevação da CIP.
A nova lei, que depende da sanção do prefeito Divaldo Lara, do PTB, vai produzir efeitos a partir do dia 1º de setembro de 2018. A redação isenta da CIP as unidades consumidoras registradas nos bancos de dados da distribuidora local como sendo da classe residencial de baixa renda, pelo critério da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A alíquota será de 2% para os consumidores que superarem os limites de 30 mil quilowatts-hora por mês (Kwh/mês), na classe industrial: 15 mil Kwh/mês, na classe comercial; cinco mil Kwh/mês, na classe residencial; 20 mil Kwh/mês, na classe rural; e 15 mil Kwh na classe de serviço público.
Na justificativa apresentada aos vereadores, Divaldo destaca que ‘a alteração proposta tem vigência temporária tendo em vista a suspensão do certame que busca a criação da Parceria Pública Privada (PPP) para a Iluminação Pública’. “A CIP é uma contribuição especial, que tem a finalidade específica de arrecadar recursos para custear os serviços e garantir o funcionamento da iluminação pública”, pontua.
O prefeito reforça, ainda, que, ‘a proposta isenta da CIP as unidades consumidoras registradas nos bancos de dados da distribuidora local como sendo da classe residencial de baixa renda’, observando que ‘a arrecadação da contribuição só poderá ser utilizada para o pagamento de contraprestações públicas, realização de aportes de recursos e para a constituição de garantias públicas em PPP’s que visem o desenvolvimento das atividades de iluminação pública’.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br