MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Semana do Patrimônio inicia hoje

Publicada em 15/08/2018
Semana do Patrimônio inicia hoje | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Selo do Compreb será lançado dia 29

O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do Município de Bagé (Compreb) realiza, a partir de hoje, até 29 de agosto, atividades alusivas ao Dia do Patrimônio, comemorado nesta sexta-feira. A atividade inicial acontece no salão de atos da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), às 19h, com a palestra dos arquitetos e urbanistas Flávio Kiefer, de Porto Alegre, e Ramiro Kalil Gonçalves, de Bagé, sobre experiência de intervenção e conservação.

Conforme a conselheira do Compreb, Eliane Simões Pires Pacheco, Kiefer foi responsável pelo projeto de restauro da Vila de Santa Therez, em Bagé, bem como da Casa de Cultura Mário Quintana e o Centro Cultural da Companhia Estadual de Energia Elétrica (Ceee), em Porto Alegre, além de várias outros intervenções históricas. Ela salienta que a mediação dos dois profissionais será realizada pela arquiteta e urbanista Marília Barbosa, tendo como debatedoras Maria de Fátima Barbosa e Carina Oliveira Bispo.

Eliane salienta que, entre as atividades, estão o lançamento do selo de aprovação do Compreb, que será colocado nos prédios que estão na área incluída no inventário do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (Iphae) que recebem intervenções. "De 70 projetos que passam pelo conselho, mensalmente, cerca de 55 são aprovados e aos demais é solicitada a modificação", disse.

Programação

Hoje

19h - Patrimônio: Experiências de Intervenção e Conservação - Flávio Kiefer e Ramiro Kalil Gonçalves. Após, apresentação do selo de aprovação do Compreb

16 de agosto

11h - Abertura da exposição Henrique Tobal: Um Gênio Espanhol em Bagé;

Arquivo Público Municipal;

Autora Heloísa Beckman.

17 de agosto

Exposição Memória que se faz cidade, realização do Museu Dom Diogo de Souza - Fat/ Urcamp, até o final de agosto nos bancos do município.

29 de agosto

17h - Lançamento do selo de aprovação do Compreb;

Local: Núcleo dos Engenheiros e Arquitetos de Bagé (Neab) situado junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS), na rua Bento Gonçalves, nº 250-D.

Evento vinculado

Exposição "Bagé de Todos os Santos" - Museu Dom Diogo de Souza.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br