ANO: 24 | Nº: 6108
16/08/2018 Campo e Negócios

Arco incrementa programação e ajusta últimos detalhes para Expointer

Foto: Divulgação

Atividades iniciam dia 24, com julgamentos de admissão
Atividades iniciam dia 24, com julgamentos de admissão

A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), entidade com sede em Bagé, finaliza os detalhes para receber os mais de 700 ovinos e centenas de expositores de 13 raças na 41ª Expointer.
Nesta edição, a Arco projeta a participação de exemplares de Merino Australiano (20); Ideal (31); Corriedale (31); Romney Marsh (19); Hampshire Down (51); Texel (211); Ile de France (120); Suffolk (86); Santa Inês (13); Poll Dorset (22); Dorper (24); Crioula (09); White Dorper (02); Corriedale Naturalmente Colorido (11); Romney Marsh Naturalmente Colorido (04); Texel Naturalmente Colorido (45) e Ile de France Naturalmente Colorido (10).
As atividades da entidade iniciam no dia 24, com os julgamentos de admissão dos exemplares das raças Romney Marsh, Texel, Suffolk, Dorper e White Dorper e os Naturalmente Coloridos. No dia 25, serão admitidos os ovinos Merino Australiano, Ideal, Corriedale, Crioula, Poll Dorset, Ile de France, Hampshire Down e Santa Inês. Além da pesagem, avaliação dos jurados e teste de prenhes em fêmeas, será realizada a coleta da lã e micronagem para as raças em que a lã é quesito no julgamento de classificação.
Há cerca de quatro anos, a Arco tem produzido o catálogo dos animais após a admissão, colocando, assim, dados atualizados de cada um dos exemplares admitidos, importantes tanto para o julgamento de classificação quanto para a comercialização dos animais. Os julgamentos de classificação iniciam no domingo, dia 26, e vão até quarta-feira, dia 29.

Premiação

Como já vem sendo feito, tradicionalmente, a noite da quarta-feira, quando se encerram os julgamentos, é o momento de confraternizar e premiar os destaques da Expointer com a Noite dos Destaques da Ovinocultura e a entrega do Troféu Ovelheiro Gaúcho, que, em 2018, vai homenagear dois importantes ovinocultores, Carlos Alberto Teixeira, proprietário da Cabanha Santa Patrícia, em Santa Margarida do Sul, e Armando Garcia de Garcia, da Cabanha Cerro Coroado, em Santo Antônio das Missões.

A entrega de prêmios será no lounge da pista de ovinos, a partir das 20 do dia 29 de agosto, e, logo após, haverá show com o Paysanos Trio.

Novidades

Entre as novidades, a Arco, juntamente com a Comissão Jovem da entidade, estará promovendo uma palestra técnica com André Camozzato, ovinocultor e idealizador da página e do grupo Pensando Cordeiros. Ele estará, no dia 27 (segunda-feira), a partir das 19h, no auditório da SEAPI, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O tema será "Integração na Ovinoculutura: o X da questão".

A outra novidade é a Oficina Jurado Jovem, que será realizada na quinta-feira (30), a partir das 14h, com um tipo de treinamento para jovens que pensem, futuramente, em atuar como jurados ou até mesmo com técnicos em ovinos. A entidade está disponibilizando 30 vagas com inscrições gratuitas e os participantes receberão apostilas e certificado. Ainda fomentando a participação dos jovens e crianças, a associação vai encampar o Campeonato Cabanheiro do Futuro, que vinha sendo realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Texel (Brastexel) e que, a partir de agora, abrirá para a participação de todas as raças presentes na Expointer. O campeonato vai ocorrer na quinta-feira, a partir das 16h, e o jurado será o inspetor técnico da entidade, Roberto Azambuja. Tanto a Oficina Jurado Jovem quanto o Ccampeonato ocorrerão na pista de ovinos.

Além da equipe que se desloca para atender a feira, a Arco terá uma equipe de suporte administrativo para atender os criadores e expositores presentes na feira. “Nossa sede na Expointer é nossa segunda casa, onde recebemos e atendemos todos nossos associados e de lá sempre viemos com novos criadores e propostas para novos sócios”, diz o presidente da entidade, Paulo Schwab, ressaltando a importância da presença da equipe de colabores da entidade na feira.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...