MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Definida a empresa que fará obra de saneamento em Aceguá

Publicada em 16/08/2018
Definida a empresa que fará obra de saneamento em Aceguá | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Projeto deve contemplar quase 100% das residências

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) firmou contrato com a empresa Bripaza Construções & incorporações Ltda. para a execução do Projeto Binacional de Saneamento Urbano Integrado Brasil/Uruguai em Aceguá. O início da obra está previsto para o dia 23 de agosto, quando haverá um ato na Câmara de Vereadores, às 11h.

O empreendimento, financiado com recursos do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), prevê a execução das redes coletoras, ramais prediais, três Estações de Bombeamento de Esgoto (EBE), linhas de recalque, uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e emissário final do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES). O valor da obra é de R$ 5.033,468,21 e o prazo para conclusão é de 840 dias (cerca de dois anos e quatro meses).

Conforme o vice-prefeito de Aceguá, Júlio César Monteiro, com a obra, o município será um dos poucos do País que terá quase 100% do esgoto tratado. Ele ressalta que, após a apresentação do projeto no Focem, que foi em 2012, foi construído um novo loteamento que não foi contemplado. "Estamos negociando a possibilidade de inserir este lote para totalizar 100% das residências", diz.

O projeto binacional irá beneficiar em torno de 1,2 mil pessoas que residem na zona urbana do município de Aceguá, no lado brasileiro. O projeto iniciou na outra gestão do prefeito Gerhard Martens e teve o convênio assinado em 2013, pelo ex-prefeito Júlio Pintos. A obra foi aprovada em 2013. Em 2015, foi liberada a Licença Ambiental pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Em julho de 2016, a Corsan realizou um processo licitatório para compra de materiais, que foi cancelado, na época, pelo Focem.

O projeto abrange nove quilômetros de rede de coleta, distribuição e tratamento, nos lados uruguaio e brasileiro, com um aporte de 5,7 milhões de dólares do Focem e o restante, 1,9 milhão de dólares, custeado em contrapartida pela Corsan e Obras Sanitárias del Estado (OSE). No lado uruguaio do município, a obra iniciou em agosto do ano passado.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br