MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Executivo propõe políticas públicas de inclusão digital para a Serrilhada

Publicada em 16/08/2018
Executivo propõe políticas públicas de inclusão digital para a Serrilhada | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Proposta foi exposta ao Núcleo Regional de Integração da faixa de fronteira do Estado

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), Bayard Paschoa Pereira, apresentou, esta semana, durante visita ao Núcleo Regional de Integração da Faixa de Fronteira do Estado, apoio institucional do Estado para a disponibilização de infraestrutura necessária para a implementação do Programa Internet para Todos, com ênfase em zona fronteiriça na localidade da Serrilhada, divisa territorial entre Brasil e República Oriental do Uruguai.
O Internet para Todos não oferecerá conexão gratuita para os moradores dessas localidades, conforme Bayard. "A população será atendida com pacotes de internet por hora (uma, três ou seis horas) ou por capacidade (250MB, 450MB e 1GB). Conforme definido pelo programa, os preços serão mais acessíveis do que aqueles atualmente praticados em áreas cobertas por sinais de celular, já que o Internet para Todos integra o Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) e está isento de tributos", detalhou.
O titular da SDI reforçou que, conforme sua proposta, a conexão será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos.
Para o prefeito Divaldo Lara, esta ação institucionaliza junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, por meio da Secretaria de Telecomunicações, as diretrizes das políticas federais para cidades digitais. "Desta forma, protocolamos a proposição de inclusão do programa na região fronteiriça, nossos hermanos estão disponibilizando água potável para o Brasil. Isto é um marco para a diplomacia dos povos de fronteira, precisamos construir agendas positivas entre governos locais, promovendo o intercâmbio de cooperação, troca de experiências e tecnologias disponíveis", mencionou.
Bayard concluiu afirmando que o município realizou o cadastramento das localidades beneficiárias. "Dentre as quais citamos: Distrito rural de Palmas, Piraí, São Domingos, Torquato Severo, Coxilha do Fogo, Coxilha das Flores, Coxilha do Haedo, Pedra Grande, Olhos D'água, São Martins, Complexo Poliesportivo Presidente Médici (Militão), Comandante Gustavo Kraemer, Distrito Industrial e campus rural da Urcamp, dentre outros. Sabemos a importância das ações de integração regional e cooperação internacional. Estamos consolidando os mecanismos de governança e o fortalecimento das relações diplomáticas entre povos de fronteira, contemplamos as políticas inovadoras de tecnologias de informação e comunicação", completou.
Para o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDI, Cristian Becker, que acompanhou a conversa com o secretário executivo do núcleo, José dos Santos Rosa de Oliveira, assim como o diretor da secretaria, Vinícius Assumpção, com a transversalidade das ações do governo, ocorreu a colaboração de diversos atores inseridos na construção e discussão das propostas. "Ou seja, gabinete do vice-prefeito, gerência de geomensura e cartografia, além da Secretaria do Desenvolvimento Rural", disse.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br