ANO: 26 | Nº: 6527
16/08/2018 Fogo cruzado

Unidades do Minha Casa Minha Vida terão aquecimento solar

Foto: Joseana Pires/EspecialJM

Benefício vai contemplar moradores do residencial do bairro Morgado Rosa
Benefício vai contemplar moradores do residencial do bairro Morgado Rosa

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso informou, ontem, que as 564 famílias, que serão beneficiadas pelo programa Minha Casa Minha Vida, com as casas do Morgado Rosa, contarão com sistema de energia fotovoltaica. As unidades habitacionais serão equipadas com sistema de aquecimento solar para a água do chuveiro. O método, que tem a energia captada através dos raios do sol, contribui para economia na conta de luz e não polui.
“O sistema é um dos exemplos de sustentabilidade que está sendo usado pelo Minha Casa Minha Vida. O aquecimento da água com luz solar é aplicado em empreendimentos que atingem a população de baixa renda, em residenciais da faixa um do programa, destinada exclusivamente às famílias com renda de zero a R$ 1,8 mil. Tenho certeza que a sustentabilidade aliada à economia só trará vantagens aos beneficiários”, comentou o secretário Carlos Adriano Carneiro (Esquerda).
O equipamento não trará custos adicionais, e ainda segundo a Associação Brasileira de Ar Condicionado, Refrigeração, Ventilação e Aquecimento (Abrava), o chuveiro elétrico é um dos itens que mais consomem energia em uma residência. Com o método, a redução pode chegar a 30% no valor da conta de energia elétrica.
O benefício contemplará os futuros moradores do residencial do bairro Morgado Rosa, onde a empresa Michelon Construtora e Incorporadora é a responsável por erguer dois blocos de moradias denominados Moriá e Ebenézer, os quais já possuem 245 casas concretadas. O início do passeio público e a pintura das moradias também está em andamento. Segundo uma das responsáveis pela obra, a arquiteta Hebe Damé, a tecnologia começará a ser aplicada logo. “A nossa previsão é iniciar a instalação dos aquecedores solares ainda no mês de setembro”, disse.
Na avenida Espanha, a Dallé Construtora é responsável pelas edificações de 600 unidades habitacionais. Neste canteiro de obras, já iniciou a colocação das aberturas. O diretor de projetos, André Machado, justificou o motivo pelo qual os apartamentos não usarão o sistema. “Segundo a portaria 269 do Ministério das Cidades, a instalação do sistema é obrigatória apenas para residências da tipologia casa, que são as moradias térreas”, explica André.
A colocação de aquecedores solares é um dos aspectos sustentáveis do programa Minha Casa Minha Vida, e só são usados no Sul e no Sudeste, o motivo é o clima frio. No inverno, a utilidade é considerável.

Eficiência reconhecida
Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar, maior será a quantidade de eletricidade produzida. É uma tecnologia 100% comprovada. Sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica já são utilizados há mais de 30 anos.
O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas (normalmente feitas de silício ou outro material semicondutor). Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, desta forma gerando eletricidade.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...