ANO: 25 | Nº: 6335
17/08/2018 Fogo cruzado

Fepam conclui licença de lote de transmissão de energia na região

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu três licenças de instalação para a Eletrosul. Os documentos autorizam a empresa a iniciar a construção de redes de transmissão de energia elétrica no Rio Grande do Sul, que totalizam 662 quilômetros de extensão. Um dos empreendimentos abrange municípios da região.
Todas as linhas integram o chamado lote A, arrematado pela empresa em leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2014. O empreendimento de transmissão é considerado o maior já licenciado no Rio Grande do Sul. Para fins de licenciamento, o empreendimento foi dividido em seis grupos, dos quais três já haviam sido autorizados pela Fepam. As novas licenças contemplam as últimas três redes de energia, Metropolitana, Escudo e Depressão Central.
As licenças contempla linhas distribuídas pelos municípios de Alvorada, Capivari do Sul, Charqueadas, Eldorado do Sul, Gravataí, Montenegro, Nova Santa Rita, Portão, Sapucaia do Sul, Triunfo e Viamão, no lote Metropolitano; Dilermando de Aguiar, Rosário do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento e São Gabriel, no lote Depressão Central; e Amaral Ferrador, Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Candiota, Canguçu, Dom Feliciano, Eldorado do Sul, Encruzilhada do Sul, Mariana Pimentel, Pinheiro Machado, Piratini e São Jerônimo, no lote Escudo.
Com a entrega das últimas licenças, a Fepam conclui o processo de licenciamento para a instalação das linhas de transmissão do lote A da Eletrosul. Leiloado em novembro de 2014 pela Aneel, o lote A foi arrematado pela Eletrosul e tem um investimento previsto de R$ 3,2 bilhões. O projeto contempla, ao todo, a construção de 1,9 mil quilômetros de linhas de transmissão, sete novas subestações e a ampliação de 16 subestações existentes. Os empreendimentos arrematados no lote A totalizam 17 linhas de transmissão com 230 quilovolt (kV) e 525 kV de tensão. A capacidade de transformação será de 4.781 MVA (megavolt-ampère).

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...