ANO: 25 | Nº: 6207
17/08/2018 Cidade

General Ramires assume a 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada

Foto: Divulgação

Passagem de comando aconteceu no 3º RC Mec
Passagem de comando aconteceu no 3º RC Mec
A 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bda C Mec) – Brigada Patrício Corrêa da Câmara – tem um novo comandante. O general de Brigada, Carlos Augusto Ramires Teixeira, assumiu a função, na manhã de ontem, em formatura especial, no 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado (3º RC Mec), com a presença do comandante da 3ª Divisão do Exército Brasileiro, General Mauro Sinott Lopes, e de autoridades militares, políticas e civis de todos os quartéis de jurisdição da 3ª Bda C Mec, além de lideranças Uruguaias e de outras cidades do Estado.
O evento foi marcado por homenagens e pelo pronunciamento de despedida do comandante sucedido, general de Brigada José Ricardo Vendramin Nunes, que assumirá a função de assessor militar do comando da Escola Superior de Guerra no Rio de Janeiro.
Vendramin aproveitou a oportunidade para agradecer a confiança de seus superiores e dos militares subordinados com quem trabalhou, assim como aos representantes de instituições sociais, religiosas, empresariais e políticas com quem formou parcerias nos municípios de Bagé, Candiota, Hulha Negra, Dom Pedrito, Santana do Livramento, São Gabriel e Jaguarão. "Sou tomado pelo sentimento de apreço e gratidão, e pelo desejo de expressar o meu profundo e sincero agradecimento a todos com quem tive o privilégio de conviver e trabalhar nesses 16 meses a frente da Brigada Patrício Corrêa da Câmara", declarou ele no início de seu discurso.
Para finalizar seu pronunciamento, Vendramin deu as boas-vindas ao general Ramires, salientando a competência da grande unidade e do militar que o sucedera. "Posso garantir, pelas suas qualidades profissionais e pessoais, que você será extremamente feliz nessa nova empreitada de sua vida. É muito fácil de divisar o sucesso, quando se tem um ambiente favorável, uma equipe de excelência e a sua liderança. Despeço-me, nesse momento, com gratidão, orgulho e vibração. Saudando pela última vez a tropa presente aqui, neste pátio de formatura, que representa as 11 organizações militares da Brigada", concluiu.

Novo comandante

Nascido em 12 de novembro de 1965, na cidade de Quaraí, na região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, Ramires se formou na Academia Militar das Agulhas Negras, em 1988. É mestre em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, com especialização em Inteligência Militar, e possui 13 condecorações nacionais e seis internacionais.
Em sua última função, até então, foi diretor de Inteligência do Gabinete de Intervenção Federal no Rio de Janeiro. Mas também já serviu no Distrito Federal e em estados como Pernambuco, Mato Grosso, assim como em países como o Haiti, onde atuou como oficial de Estado-Maior do Batalhão Brasileiro, e nos Estados Unidos da América, onde foi assessor do Conselheiro Militar do Brasil junto às Nações Unidas. No Rio Grande do Sul, foi comandante do 6º Regimento de Cavalaria Blindado, em Alegrete.
Em coletiva de imprensa concedida após a solenidade de troca de comando, o novo comandante da 3ª Bda C Mec contou que sua perspectiva inicial é continuar os projetos que estão em curso e manter o vínculo com autoridades locais e uruguaias. "Eu diria que vou emprestar a cidade essa experiência de ser gaúcho, assim como Vendramin, e manter esse espírito coeso da cavalaria, de cumprimento de missão, mas, acima de tudo, a conservação do vínculo com a sociedade local", declara.

Homenagem

Antes da solenidade de transmissão do comando, os militares da 3ª Bda C Mec realizaram, no salão do 3º RC Mec, a inauguração do retrato do general Vendramin, na galeria de comandantes da grande unidade. Na oportunidade, as integrantes da comissão gestora dos museus mantidos pela Fundação Attila Taborda, Maria Luíza Pêgas e Carmen Barros, presentearam o general Vendramin com uma imagem do Museu Dom Diogo de Souza, pintada em aquarela pela artista Judith Plentz, assim como um cartão de agradecimento em nome da Urcamp, pelas parcerias conquistadas nos 16 meses em que o mesmo esteve a frente do comando da 3ª Bda C Mec.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...