ANO: 24 | Nº: 6186
17/08/2018 Cidade

Urcamp sedia abertura da Semana do Patrimônio

Foto: Chrystian Ribeiro/Ascom

Kiefer detalhou projeto de restauro do complexo Vila de Santa Thereza e outras intervenções das quais participou
Kiefer detalhou projeto de restauro do complexo Vila de Santa Thereza e outras intervenções das quais participou

Focada em discussões, painéis e palestras, a Semana do Patrimônio de Bagé teve início na quarta-feira, com um objetivo bem definido: tratar sobre a conservação de estruturas históricas da Rainha da Fronteira. A abertura, realizada na noite de quarta-feira, no novo salão de atos da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), concentrou três palestras de arquitetos e urbanistas ligados ao tema: Flávio Kiefer, responsável pelo projeto de restauro do complexo Vila de Santa Thereza, Ramiro Kalill Gonçalves, que falou sobre Experiência de intervenção e conservação, e Eulália Anselmo, que relatou os seus 12 anos de experiências com projetos de reabilitação na visão da preservação histórica em Bagé.

A Semana do Patrimônio 2018 é promovida pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do Município de Bagé (Compreb), com o apoio da Urcamp. Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil participaram da programação. "Os alunos entram em contato com o tema da preservação fora da sala de aula, ouvem outras experiências de quem é da área e nos aproxima da comunidade ligada à cultura", defende a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Marília Barbosa.

A também arquiteta Aline da Croce, que representa o Núcleo de Engenheiros e Arquitetos de Bagé (Neab), é ex-aluna da Urcamp, formada em 2010. Ela destacou a importância de se discutir os temas ligados ao patrimônio de Bagé, que é rico na área da arquitetura e urbanismo. "Queremos chamar a atenção do patrimônio e divulgar o trabalho feito pelo Compreb. Hoje, estamos lançando as redes sociais do Conselho e ali as pessoas terão acesso aos projetos que fizemos e de como é possível trabalhar o aproveitamento do patrimônio, com o novo que é fundamental pra cidade", explica.

Programação

17 de agosto – Exposição Memória que se faz cidade, realização do Museu Dom Diogo de Souza – FAT/Urcamp, até o final de agosto nos bancos do município.

29 de agosto – 17h – Lançamento do selo de aprovação do Compreb;

Local: Núcleo dos Engenheiros e Arquitetos de Bagé (Neab), situado junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS), na rua Bento Gonçalves, nº 250-D.

Evento vinculado

Exposição "Bagé de Todos os Santos" - Museu Dom Diogo de Souza.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...