ANO: 24 | Nº: 6058
18/08/2018 Campo e Negócios

Culturas de inverno são beneficiadas pelo clima, diz Emater

Foto: Reprodução JM

Pastagens para bovinos carecem de luminosidade e temperatura favoráveis para o desenvolvimento de forrageiras, frisou Informativo Conjuntural
Pastagens para bovinos carecem de luminosidade e temperatura favoráveis para o desenvolvimento de forrageiras, frisou Informativo Conjuntural

O predomínio de frio, baixa umidade e boa insolação foram favoráveis à cultura do trigo, que tem mantido um desenvolvimento vigoroso, além de retomar um perfilhamento mais intenso, o que poderá proporcionar boa produtividade final. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar, na quinta-feira, as lavouras se distribuem em distintas fases, estando 92% em desenvolvimento vegetativo e 8% em floração. As produtividades esperadas giram em torno dos três mil quilos de trigo por hectare.

Assim como o trigo, as demais culturas de inverno também foram beneficiadas com as condições meteorológicas na última semana. A maioria apresenta bom desenvolvimento e aspecto saudável, livres de maiores impactos quanto às pragas e moléstias, mantendo até o momento bom potencial produtivo, destaca o Informativo.

Bovinocultura de corte
Na região de pecuária de corte, as pastagens de inverno estão com o solo encharcado, faltando luminosidade e temperatura favoráveis para o desenvolvimento destas forrageiras. "Ocorrem também danos pelo pisoteio dos bovinos, diminuindo a disponibilidade de forragem para o consumo. Quanto ao campo nativo do Bioma Pampa, nas áreas de boa fertilidade observa-se que as geadas não afetaram de forma significativa as gramíneas de estação quente. Assim, em breve estas plantas deverão iniciar a rebrota, já que as pastagens paralisaram seu crescimento devido à pouca luminosidade dos últimos dias", complementa o levantamento.
No geral, o gado permanece com boas condições nutricionais e bom estado corporal. "Alguns pecuaristas manifestam o interesse de financiar pastagens de verão, pois a retirada do gado gordo das pastagens de inverno ainda não está ocorrendo", frisa o estudo.

Ovinocultura
Quando ao setor de ovinos, o rebanho apresenta condição corporal razoável, apesar do clima considerado excessivamente chuvoso, fazendo com que mantenha a lã molhada durante longos períodos, o que dificulta o ganho de peso dos animais. "Além desse cenário climático desfavorável, a fase é de nascimento dos cordeiros, durante a qual as matrizes devem ingerir os alimentos necessários à mantença corporal e à produção de leite para os cordeiros em amamentação", ressalta o Informativo da Emater.
A recomendação é reservar os melhores potreiros para alocação das matrizes em gestação, com boas pastagens, próximos da sede das propriedades, para permitir vistorias três vezes ao dia, com solos secos, boa drenagem e bons abrigos. Alguns rebanhos estão parindo em pastagens de aveia e azevém, ou nas áreas das pastagens através da integração lavoura-pecuária.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...