MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Culturas de inverno são beneficiadas pelo clima, diz Emater

Publicada em 18/08/2018
Culturas de inverno são beneficiadas pelo clima, diz Emater | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Pastagens para bovinos carecem de luminosidade e temperatura favoráveis para o desenvolvimento de forrageiras, frisou Informativo Conjuntural

O predomínio de frio, baixa umidade e boa insolação foram favoráveis à cultura do trigo, que tem mantido um desenvolvimento vigoroso, além de retomar um perfilhamento mais intenso, o que poderá proporcionar boa produtividade final. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar, na quinta-feira, as lavouras se distribuem em distintas fases, estando 92% em desenvolvimento vegetativo e 8% em floração. As produtividades esperadas giram em torno dos três mil quilos de trigo por hectare.

Assim como o trigo, as demais culturas de inverno também foram beneficiadas com as condições meteorológicas na última semana. A maioria apresenta bom desenvolvimento e aspecto saudável, livres de maiores impactos quanto às pragas e moléstias, mantendo até o momento bom potencial produtivo, destaca o Informativo.

Bovinocultura de corte
Na região de pecuária de corte, as pastagens de inverno estão com o solo encharcado, faltando luminosidade e temperatura favoráveis para o desenvolvimento destas forrageiras. "Ocorrem também danos pelo pisoteio dos bovinos, diminuindo a disponibilidade de forragem para o consumo. Quanto ao campo nativo do Bioma Pampa, nas áreas de boa fertilidade observa-se que as geadas não afetaram de forma significativa as gramíneas de estação quente. Assim, em breve estas plantas deverão iniciar a rebrota, já que as pastagens paralisaram seu crescimento devido à pouca luminosidade dos últimos dias", complementa o levantamento.
No geral, o gado permanece com boas condições nutricionais e bom estado corporal. "Alguns pecuaristas manifestam o interesse de financiar pastagens de verão, pois a retirada do gado gordo das pastagens de inverno ainda não está ocorrendo", frisa o estudo.

Ovinocultura
Quando ao setor de ovinos, o rebanho apresenta condição corporal razoável, apesar do clima considerado excessivamente chuvoso, fazendo com que mantenha a lã molhada durante longos períodos, o que dificulta o ganho de peso dos animais. "Além desse cenário climático desfavorável, a fase é de nascimento dos cordeiros, durante a qual as matrizes devem ingerir os alimentos necessários à mantença corporal e à produção de leite para os cordeiros em amamentação", ressalta o Informativo da Emater.
A recomendação é reservar os melhores potreiros para alocação das matrizes em gestação, com boas pastagens, próximos da sede das propriedades, para permitir vistorias três vezes ao dia, com solos secos, boa drenagem e bons abrigos. Alguns rebanhos estão parindo em pastagens de aveia e azevém, ou nas áreas das pastagens através da integração lavoura-pecuária.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br