ANO: 25 | Nº: 6279
18/08/2018 Fogo cruzado

Extinção do Fundeb e financiamento da educação serão debatidos em seminário

O Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional promove, na segunda-feira, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, o seminário para debater a extinção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) e o financiamento da Educação. O Fundeb é formado por recursos dos governos federal, estaduais e municipais. O recurso é fundamental para as prefeituras. Bagé, por exemplo, recebeu R$ 1.077.898,89 só no primeiro semestre de 2018.
A vigência do Fundeb , porém, termina em 2020. Com a extinção, estima-se que cerca de 1,8 mil municípios brasileiros não terão recursos para custear a educação básica, incluindo o transporte escolar. O debate na Assembleia Legislativa deve reunir especialistas em educação e gestores, assim como representantes das comissões de Educação da Câmara Federal e do Legislativo estadual.
Conforme o diretor do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, Jorge Valdir dos Santos, participarão dos debates o professor titular da Universidade Federal do ABC, Salomão Barros Ximenes e representação de comissões da Câmara dos Deputados e do parlamento gaúcho. A professora Marlea Ramos Alves será a mediadora do debate, que terá ainda a participação da Famurs e Undime. Salomão Barros Ximenes é autor de estudo recente sobre o Fundeb e os efeitos na Emenda Constitucional 95, que poder tornar o Fundeb permanente.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...