ANO: 25 | Nº: 6332
18/08/2018 Cidade

Filme de Zeca Brito concorre em Mostra Gaúcha de Curtas

Foto: Reprodução JM

O homenageado, Paulo Gasparotto, e o cineasta bajeense
O homenageado, Paulo Gasparotto, e o cineasta bajeense

O curta-metragem “Gasparotto”, produzido em Porto Alegre, pelo cineasta bajeense Zeca Brito, será exibido na Mostra Gaúcha de Curtas - Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – do 46º Festival de Cinema de Gramado, neste domingo, 19 de agosto, no Palácio dos Festivais, a partir das 13h.
A produção é proveniente de uma exposição comemorativa aos 80 anos do colunista social gaúcho Paulo Gasparotto, em 2017.
Na ocasião, Brito trabalhou como curador audiovisual em três curtas, exibidos no Santander Cultural e no Iguatemi Shopping, em Porto Alegre.
À reportagem do Jornal MINUANO, o bajeense contou que, a partir do material arquivado dessas produções,
decidiu realizar uma nova montagem, criando um curta-metragem narrativo, para ser exibido em outros tipos de ambientes.
De acordo com o cineasta, o
filme visita as grandes paixões de Gasparotto, como o colunismo social, a sociedade gaúcha, a história do estado e as artes visuais. Para isso, a produção entra na intimidade do homenageado, com cenas em ambientes mais íntimos de sua casa, como a cozinha e o quarto. “Nós entramos profundamente no universo do personagem e criamos algumas ficções. O filme tem um flerte com a poesia e a fantasia. O personagem revisita sua vida através de projeções de vídeo sobrepostas nas paredes de sua casa e ao mesmo tempo nos conta sobre suas paixões. É um filme que vai do trabalho à intimidade”, revela.
A Mostra Gaúcha de Curtas acontece neste sábado e domingo, no Palácio dos Festivais. A cerimônia de premiação, quando serão conhecidos os vencedores da Mostra, será às 20h30min de domingo. O filme “Gasparotto” é um dos 20 curtas selecionados para o evento, que concorrem a prêmios (troféu e dinheiro) em 11 categorias (filme, diretor, roteiro, ator, atriz, música, fotografia, montagem, direção de arte, edição de som e produtor). Essa é uma das ações da Assembleia Legislativa de aproximação com a sociedade, por meio de atividades culturais que, por tabela, incentiva a produção local de cinema.
O evento é realizado em parceria entre a Assembleia Legislativa e a Prefeitura de Gramado, por meio da Gramadotur, promotora do Festival de Cinema de Gramado. O certame conta com o apoio técnico e institucional das entidades do cinema gaúcho: da Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul (APTC), do Sindicato Estadual da Indústria Audiovisual (SIV), da Fundação Cinema (Fundacine), bem como da Associação de Críticos de Cinema do Estado (Accirs) e do Instituto Estadual de Cinema (Iecine/Sedactel).

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...