MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Inicia pós-graduação em Cuidados Paliativos da Urcamp

Publicada em 20/08/2018
Inicia pós-graduação em Cuidados Paliativos da Urcamp | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Médico intensivista da Santa Casa de Caridade de Porto Alegre, Rodrigo Castilho, ministrou aula de abertura

O tema Cuidados Paliativos, considerado inédito na região, consiste em humanizar o tratamento em pacientes em estado terminal e seus familiares. O curso de pós-graduação organizado pela Urcamp, focado no assunto, teve sua primeira aula, com a presença do médico intensivista da Santa Casa de Caridade de Porto Alegre, Rodrigo Castilho, na sexta-feira, à noite.

Melhorar a qualidade de vida das pessoas que já contam com pouco tempo de vida. A frase é um breve resumo da finalidade de se entender e trabalhar o que hoje se chama dentro da saúde como "Cuidados Paliativos". O assunto foi tema da Aula Magna da universidade aos acadêmicos, no início do ano letivo de 2018. Na ocasião, a médica paulista Ana Cláudia Arantes, também considerada uma das referências desse assunto no Brasil, despertou o interesse em muitos profissionais e acadêmicos das diferentes áreas da saúde que estavam na palestra, por ainda ser considerado um ramo novo e voltado para a humanização no trato com pacientes em estado terminal. Foi quando a Urcamp percebeu a necessidade de começar a implantação da cultura de cuidados paliativos na região. "Temos um hospital, tratamos de pessoas e todos nós enfrentamos ou conhecemos alguém que enfrenta a fragilidade de um momento terminal em decorrência de alguma doença, então decidimos instrumentalizar os nossos profissionais, através desse curso, até para começarmos a formar essa cultura na nossa cidade e região", explica a reitora Lia Quintana.

Pelotense, Castilho trabalha há cinco anos com Cuidados Paliativos, na capital, e conta que, nesse período, já foram mais de duas mil pessoas internadas, que receberam as técnicas e toda a sensibilização que exige esse tipo de tratamento. Em sua abordagem, o palestrante destacou o conceito, os princípios, filosofia, história sobre os cuidados paliativos e dividiu com os alunos alguns relatos de casos clínicos de pacientes que receberam o atendimento. "Essa iniciativa da Urcamp, pioneira no interior, é audaciosa, inovadora e fundamental para o cuidado humanizado do paciente e seus familiares. Se as técnicas são ainda tão pouco abordadas nas capitais, no interior são ainda menores. Os Cuidados Paliativos deveriam estar em todas as instituições de saúde e em todos os seguimentos, seja na atenção básica, no atendimento domiciliar ou nas emergências dos hospitais", justifica.

E para quem tem a missão de fazer uma especialização inovadora e de sucesso, a responsabilidade é ainda maior. A professora Ana Paula Simões Menezes, que atua junto ao curso de Farmácia da Urcamp, é a coordenadora do curso de pós-graduação em Cuidados Paliativos e uma entusiasta do tema. "Cuidados Paliativos estão na saúde nacional e internacional, pois são de uma área de suma importância para a melhoria na qualidade de vida em pacientes que estão no final de suas vidas e a ideia é dar uma melhor condição de vida até o último momento, com suporte para as famílias e o pacientes", afirma. A professora destaca que é o primeiro curso para toda a região com foco na qualificação multiprofissional, para que, a partir desse pós, possam ser formadas equipes voltadas à assistência no contexto hospitalar e comunitário. "É uma semente que dará frutos positivos na qualidade da saúde da nossa região", finaliza. A farmacêutica conta no curso com o apoio e suporte técnico da médica geriatra Alice Cruz, que integra o quadro clínico do Hospital Universitário (HU) da Urcamp e também realiza palestras e abordagens com ênfase nesse tema.

E buscar o novo foi um dos motivos que trouxe a jovem enfermeira Andressa da Silva de volta para a universidade. Formada há seis anos, hoje ela atua na Santa Casa de Bagé e veio se especializar para expandir os saberes em saúde. "Eu estou retornando depois da Aula Magna, que me chamou a atenção nesse assunto, por ainda não ser uma prática diária na nossa profissão e para aprofundar os conhecimentos nessa área. Retornar à Urcamp é um sonho, pois gosto daqui e a ideia de fazer o curso com esse tema foi muito inovadora", revela.

A abertura contou com a presença da pró-reitora de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Urcamp, Elisabeth Drumm, e da diretora do Centro de Ciências da Saúde, Mônica Palomino de Los Santos. O pós-graduação em Cuidados Paliativos continua com inscrições abertas. Os interessados podem se inscrever pelo site www.urcamp.edu.br. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço proippex@urcamp.edu.br, ou pelo telefone (53) 3242 8244, ramal 231.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br