ANO: 25 | Nº: 6401
21/08/2018 Cidade

Hospital Universitário recebe nova coleta de sangue neste sábado

Foto: Tiago Rolim de Moura

Hemopel pretende entregar 130 fichas para cadastros
Hemopel pretende entregar 130 fichas para cadastros

O Hemocentro de Pelotas (Hemopel) realiza, neste sábado, mais uma ação para coleta de sangue, em Bagé. A atividade acontecerá das 8h às 11h e das 13h30min às 15h, no Hospital Universitário (HU) Doutor Mário Araújo.

Segundo a coordenadora da equipe do Hemocentro, Gisele Pinto, a participação da comunidade bajeense é importante, principalmente devido à ação anterior, realizada em julho, ter obtido resultados muito abaixo da média, no município. Na atividade, foram efetivados 45 cadastros de doadores e coletadas 36 bolsas de sangue - quantidade considerada baixa.

Em média, o município consome cerca de 200 bolsas de sangue por mês, enquanto as ações de coleta contabilizam 120 cadastros e arrecadam 90 bolsas. Gisele salienta que a região carece de todos os grupos sanguíneos, principalmente dos tipos A e O negativos.

A atividade é realizada, mensalmente, no último sábado de cada mês. Para este ano, já estão marcadas coletas para os dias 29 de setembro, 27 de outubro, 24 de novembro e 22 de dezembro.

Quem pode doar
Para doar sangue, os voluntários devem estar em boas condições de saúde; apresentar documento oficial de identidade com foto; ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal; pesar no mínimo 50 quilos; não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa; ter dormido, pelo menos, seis horas antes da doação; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação; e não fumar pelo menos duas horas antes.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...