MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Municípios preparam programações da Semana Farroupilha

Publicada em 21/08/2018
Municípios preparam programações da Semana Farroupilha | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Acendimento da chama acontece no dia 13 de setembro, às 16h, no Parque do Gaúcho

A partir do início de setembro, o Rio Grande do Sul já começa as celebrações de sua maior festa popular: a Semana Farroupilha. Na região, os municípios de Bagé, Hulha Negra, Candiota e Aceguá se mobilizam para a busca da chama crioula e para o desfile farroupilha, que acontece no dia 20 de setembro, encerrando as programações.

Conforme o presidente da comissão organizadora dos festejos em Bagé, Orsay Azambuja (Xirú), a centelha da região será trazida de São Gabriel. O grupo parte de Bagé no dia 30 de agosto, colhe a chama no dia 5 de setembro e retorna, por Candiota, chegando à Rainha da Fronteira em 13 de setembro. A centelha será conduzida pela Associação de Cavalarianos Rainha da Fronteira e Associação de Cavalarianos de Candiota. A chama será distribuída, às 16h, no Galpão de Eventos do Parque do Gaúcho. O desfile está previsto para iniciar as 9h, com a Escolinha Cavalinho de Pau e o pelotão Mirim da Brigada Militar.

Candiota

A distribuição da centelha inicia por Candiota, no dia 12 de setembro, em uma solenidade marcada para as 15h, no Marco do Seival (BR-293). O ato irá contar com a presença do secretário estadual da Cultura, Victor Hugo. Às 22h, ocorre o baile de abertura da Semana Farroupilha de Candiota, no PTG Combate do Seival.

No dia 20 de setembro, durante todo o dia, haverá exposição sobre a história do tradicionalismo em Candiota (dirigida pela professora Ana Jovelina) - sobre a história de vida do tradicionalista Paixão Côrtes; o desfile será às 14h.

Aceguá

A centelha farroupilha da Princesa da Fronteira será conduzida pela Associação do Movimento Tradicionalista de Aceguá (AMTA), diretamente de Pinheiro Machado. Conforme o presidente da entidade, Marcos Villamil, o grupo parte do Acampamento Farroupilha, no dia 9 de setembro, às 13h. A distribuição da chama está prevista para o dia 13 de setembro, às 18h, no mesmo local. "O grupo será composto por cerca de 30 pessoas", diz.

Entre os destaques da festividade, está o 14º Encontro Estadual de Trovadores, que acontece no dia 15 de setembro, às 17h, e os bailes, que acontecem nos dias 14, 15 e 16 de setembro. O desfile está previsto para o dia 20, às 14h.

Hulha Negra

Em Hulha Negra, a programação foi construída pela Secretaria de Educação e Cultura e por seis entidades tradicionalistas. A chama será conduzida de carro pela secretária Adriana Delabary, diretamente de São Gabriel. Os cavalarianos receberão a centelha no dia 13 de setembro, às 12h, no Centro de Doma Morada Crioula, na propriedade de Joca Munhoz, onde haverá um almoço de recepção.

Conforme a secretária, no dia 15 de setembro, a partir das 23h, será realizado o baile oficial, no ginásio municipal, com o grupo Mate Novo, de Santa Maria e, para o domingo, dia 16, está previsto o torneio de futebol de bombacha.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br