ANO: 26 | Nº: 6575
21/08/2018 Cidade

Municípios preparam programações da Semana Farroupilha

Foto: Tiago Rolim de Moura

Acendimento da chama acontece no dia 13 de setembro, às 16h, no Parque do Gaúcho
Acendimento da chama acontece no dia 13 de setembro, às 16h, no Parque do Gaúcho
A partir do início de setembro, o Rio Grande do Sul já começa as celebrações de sua maior festa popular: a Semana Farroupilha. Na região, os municípios de Bagé, Hulha Negra, Candiota e Aceguá se mobilizam para a busca da chama crioula e para o desfile farroupilha, que acontece no dia 20 de setembro, encerrando as programações.

Conforme o presidente da comissão organizadora dos festejos em Bagé, Orsay Azambuja (Xirú), a centelha da região será trazida de São Gabriel. O grupo parte de Bagé no dia 30 de agosto, colhe a chama no dia 5 de setembro e retorna, por Candiota, chegando à Rainha da Fronteira em 13 de setembro. A centelha será conduzida pela Associação de Cavalarianos Rainha da Fronteira e Associação de Cavalarianos de Candiota. A chama será distribuída, às 16h, no Galpão de Eventos do Parque do Gaúcho. O desfile está previsto para iniciar as 9h, com a Escolinha Cavalinho de Pau e o pelotão Mirim da Brigada Militar.

Candiota

A distribuição da centelha inicia por Candiota, no dia 12 de setembro, em uma solenidade marcada para as 15h, no Marco do Seival (BR-293). O ato irá contar com a presença do secretário estadual da Cultura, Victor Hugo. Às 22h, ocorre o baile de abertura da Semana Farroupilha de Candiota, no PTG Combate do Seival.

No dia 20 de setembro, durante todo o dia, haverá exposição sobre a história do tradicionalismo em Candiota (dirigida pela professora Ana Jovelina) - sobre a história de vida do tradicionalista Paixão Côrtes; o desfile será às 14h.

Aceguá

A centelha farroupilha da Princesa da Fronteira será conduzida pela Associação do Movimento Tradicionalista de Aceguá (AMTA), diretamente de Pinheiro Machado. Conforme o presidente da entidade, Marcos Villamil, o grupo parte do Acampamento Farroupilha, no dia 9 de setembro, às 13h. A distribuição da chama está prevista para o dia 13 de setembro, às 18h, no mesmo local. "O grupo será composto por cerca de 30 pessoas", diz.

Entre os destaques da festividade, está o 14º Encontro Estadual de Trovadores, que acontece no dia 15 de setembro, às 17h, e os bailes, que acontecem nos dias 14, 15 e 16 de setembro. O desfile está previsto para o dia 20, às 14h.

Hulha Negra

Em Hulha Negra, a programação foi construída pela Secretaria de Educação e Cultura e por seis entidades tradicionalistas. A chama será conduzida de carro pela secretária Adriana Delabary, diretamente de São Gabriel. Os cavalarianos receberão a centelha no dia 13 de setembro, às 12h, no Centro de Doma Morada Crioula, na propriedade de Joca Munhoz, onde haverá um almoço de recepção.

Conforme a secretária, no dia 15 de setembro, a partir das 23h, será realizado o baile oficial, no ginásio municipal, com o grupo Mate Novo, de Santa Maria e, para o domingo, dia 16, está previsto o torneio de futebol de bombacha.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...