MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Corrida Fantástica dá início à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Publicada em 22/08/2018
Corrida Fantástica dá início à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Evento foi realizado no Ginásio Militão em função da temperatura e possibilidade de chuva

Bem mais que os 25 metros de pista, os competidores da quinta edição da Corrida Fantástica percorreram a tarde de ontem como protagonistas rumo ao pódio de chegada em uma grande celebração de respeito e aceitação às diferenças. A atividade, realizada no Ginásio Presidente Médici (Militão), deu o estarte à programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência.

O evento, em seu quinto ano consecutivo, é realizado pela Associação Bajeense de Pessoas com Deficiência (Abadef), com parceria da Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (Apae) e apoio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). A presidente da Abadef, Cimone Gonzales, destaca que a atividade reuniu cerca de 80 participantes de Bagé, Aceguá e Candiota, que concorreram em modalidades que incluíram todas as especificidades de deficiências como cadeirantes e mobilidade reduzida ou pessoas com deficiência mental. "Esta edição foi mais que especial porque conseguimos reunir participantes de outros municípios, em um evento que cresce a cada edição. Os próprios competidores nos cobram a realização da corrida, e isso é superlegal porque nos mostra o quanto o evento se tornou tradicional", comenta.

Além disso, Cimone destaca que a tarde da Corrida Fantástica é uma tarde de atividades que respeitam as limitações com alegria e acolhimento, exaltando a capacidade de superação dos participantes. Um deles é o "veterano" das pistas Júlio Marcos Chinaipe, também conhecido pelo codinome Relâmpago McQueen. A bordo de seu audacioso carro vermelho, o menino de sete anos cortou a pista do Ginásio Militão, levando à frente do automóvel fabricado pela vizinha, uma artesã, a inicial de seu nome.

A mãe do pequeno, Margarete Chinaipe, conta que esta é a terceira participação do filho nas corridas. Nos anos anteriores, se apresentou ao público como Batman e aviador. "Ele fica o ano inteiro esperando o dia da corrida, pensando em como vai enfeitar a cadeira para a competição. Por ele, participava todos os meses, sempre com um personagem diferente", brinca ela.

A alegria de participar das atividades era visível não apenas nos rostos dos pequenos competidores como também do próprio público. Os estudantes da Escola Arnaldo Faria, por exemplo, foram até o ginásio demonstrar o apoio e torcida para dois estudantes da instiuição que estavam disputando. "Nossa escola é extremamente inclusiva, que respeita e aceita as diferenças. No ano passado, prestigiamos a corrida, mas sem competidores. Neste ano voltamos, desta vez com torcida organizada para nossos alunos", conta a professora de atendimento educacional especializado, Patrícia Silva.

Quando a corrida iniciou, as cores das fantasias, os sorrisos de alegria e a concentração para a superação tomaram conta da pista de 26 metros, por onde passaram palhaços, princesas, reis e até mesmo personagens inéditos, como a Chiquinha, companheira de travessuras do Chaves, e o Licurgo Gaiteiro e seu fiel escudeiro canino. Em seguida, a comissão julgadora apresentou os vencedores da tarde: o cadeirante mais original da competição foi Artur Ferraz, que se apresentou em seu trono de rei; a representante dos competidores de baixa mobilidade que mais chamou a atenção foi Isabele de Souza, que personificou a Chiquinha. Já a Escola de Ensino Fundamental Roberto Burns ganhou o troféu como a torcida mais animada da festa.

A atividade encerrou com uma sessão proporcionada pela Ciclo Regert, uma das parceiras desde as primeiras edições do evento, que disponibilizaram passeios de bicicletas às crianças com baixa mobilidade.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br