ANO: 25 | Nº: 6332
23/08/2018 Campo e Negócios

Concurso de Carcaças Angus recebe inscrições até 10 de setembro

Mostrar o potencial dos exemplares Angus, evidenciando a qualidade da sua carne e promovendo a integração entre os pecuaristas são os principais objetivos do Concurso de Carcaças Angus, maior disputa do gênero no País. A tradicional competição promovida pelo Programa Carne Angus Certificada, na sua primeira etapa, ocorre na cidade de Santa Maria, no dia 21 de setembro, na unidade do Frigorífico Silva.

Os criadores do Rio Grande do Sul que desejam participar têm até o dia 10 de setembro para realizar a inscrição dos animais. Serão admitidos lotes compostos com no mínimo 20 exemplares das categorias Angus Definido ou Angus Cruzado que se encaixam nos padrões do Programa Carne Angus Certificada, machos ou fêmeas com idades até quatro dentes. A disputa consiste em uma análise da qualidade das carcaças nos principais quesitos avaliados pela indústria, que considera, entre diversos critérios, conformação, cobertura de gordura, idade e peso das carcaças.

De acordo com Ana Doralina Menezes, coordenadora do Programa Carne Angus, o evento é uma ótima oportunidade para os produtores apresentarem o potencial da raça, mostrando as características de produtividade Angus. "São animais muito jovens, com um acabamento de gordura muito grande", ressalta. Além disso, oportuniza aos produtores colocar em prova as técnicas de criação utilizadas nas propriedades.

Serão avaliados o peso de carcaça quente, idade, conformação, acabamento, padrão racial e sanidade, de acordo com os critérios pré-estabelecidos pelo comitê julgador, composto por dois técnicos do Programa Carne Angus e dois profissionais do Frigorífico Silva. Os exemplares serão analisados individualmente e os resultados irão formar a média do lote. "Já temos cerca de 10 lotes inscritos e, de acordo com o que está sendo apresentado, possivelmente o peso médio do concurso de 2017 (252,52 kg) vai ser superado, tendo em vista que os produtores estão se preparando há bastante tempo", destaca Ana. Além da edição gaúcha, a disputa será realizada entre os meses de outubro e novembro também nos estados de Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...