MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Feira de Ciências da Unipampa recebe mais de 80 trabalhos em etapa de Candiota

Publicada em 23/08/2018
Feira de Ciências da Unipampa recebe mais de 80 trabalhos em etapa de Candiota | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Evento é desenvolvido como forma de classificação para fase regional

Mais de 80 trabalhos foram apresentados na sexta edição da Feira de Ciências, Arte e Tecnologia de Candiota (Feican), realizada, ontem, no Ginásio do Municipal Dario Lassance. O evento foi coordenado pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em parceria com a Secretaria de Educação de Candiota.
Segundo o docente da Unipampa, Pedro Dorneles, que coordena o evento junto ao também professor, Edson Kakuno, a Feican é realizada como uma etapa municipal para selecionar os trabalhos que serão apresentados na feira de ciências regional da Unipampa, que ocorre no dia 31 de agosto, no campus Bagé.
O professor destaca que o projeto, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), aceita submissão de trabalhos realizados junto a alunos das redes municipal e estadual, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e a Educação para Jovens e Adultos (EJA).
O coordenador salienta que a feira tem se mostrado efetiva em realizar seu objetivo de incentivar os professores e alunos a elaborarem trabalhos de iniciação científica. "Não é um evento de apenas um dia, a Feican já faz parte do calendário escolar do município. As escolas já sabem a data do evento desde o início do ano. Algumas, inclusive, realizam feiras internas, para classificar os trabalhos que irão participar da etapa municipal", declara.
Para a secretária de Educação do município, Giselma Pereira, o evento representa uma extensão além da sala de aula, para que o aluno possa entrar no mundo científico. "É um sair da rotina e do conteúdo estático da sala de aula, que leva o aluno a viajar através do mundo científico e das artes, nas questões que envolvem o ser humano como um todo", afirma.

Etapa regional
Encerram, hoje, as inscrições para a oitava Feira de Ciências da Unipampa. Os trabalhos podem ser submetidos através do formulário na página do evento. Esse ano o tema será "Ciência para Redução das Desigualdades". Para apoiar a temática, está sendo incentivada a participação feminina e de pessoas com deficiência.
Os alunos responsáveis pelos trabalhos vencedores da etapa regional participarão de um passeio no Museu da PUC, em Porto Alegre, além de concorrerem a bolsas de iniciação científica júnior, para desenvolver atividades na universidade, durante 12 meses.
Os trabalhos podem ser inscritos nas seguintes áreas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias; que podem ser relacionados a outras áreas do conhecimento, como: Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br