ANO: 26 | Nº: 6544
24/08/2018 Universo Pet

A erva gateira – opção de brincadeira para adultos

Foto: Divulgação

Uma das opções de brinquedos para quem tem gatos em casa é a erva gateira ou catnip, uma planta da família das hortelãs, com efeito estimulante sobre os felinos. Segundo o site CachorroGato, as folhas tem nepetalactone, substância que provoca alterações no comportamento do pet.
A reação à planta vale somente para cerca de 75% dos gatos e essa reação é hereditária. A erva gateira tem efeito sobre os animais em idade reprodutiva. Para idosos ou filhotes, pode não ter eficácia.
O efeito também dura cerca de 10 a 15 minutos e, para ser usado novamente, o tutor precisa aguardar algumas horas. Além disso, é recomendável que a erva não seja oferecida todos os dias ao pet. Isso porque o uso de grandes quantidades durante muito tempo pode diminuir o impacto do produto sobre o felino.

Reação
A reação de cada animal depende também de fatores genéticos. Os gatos, em geral, rolam, arranham, mordem, miam e lambem a planta. Eles podem, também, correr e pular pela casa. A planta pode ser colocada em um brinquedo ou ser espalhada pela casa. Após o uso, o animal pode sentir-se relaxado.

Utilização
A erva pode ser colocada em arranhadores. Assim, o animal pode aprender a utilizar somente o objeto e evitar sofás e camas, por exemplo. A planta também pode ser colocada em locais que o tutor escolheu para que o pet faça suas necessidades fisiológicas.
O uso da erva pode estimular o animal a brincar, ajudando a prática de atividades físicas - importante para os pets, especialmente aqueles que ficam em apartamentos.
Segundo o site CachorroGato, a erva não é prejudicial e não causa dependência aos felinos.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Outras edições

Carregando...