MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Fórum de Arborização encerra hoje no Palacete Pedro Osório

Publicada em 24/08/2018
Fórum de Arborização encerra hoje no Palacete Pedro Osório | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Evento reúne profissionais da área ligada ao meio ambiente do poder público e empresas privadas

Iniciou, ontem, no Palacete Pedro Osório, o Fórum Gaúcho de Arborização. O evento, pela primeira vez, é realizado em Bagé. A décima edição traz o tema Arborização Urbana: serviços públicos, cidadania e sustentabilidade e reuniu representantes técnicos de entidades públicas e empresas privadas e universidades do Estado.

Em um primeiro momento, durante o primeiro turno do evento, o cenário regional da arborização ganhou espaço com duas palestras. A primeira, "As árvores e suas interações", foi ministrada pela engenheira agrônoma Tatiana Caçavana, do Instituto de Permacultura do Pampa (Ipep). Em seguida, o biólogo Rodrigo Kanaan, profissional que atua na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa de Bagé (Semapa), explanou sobre os aspectos históricos, perspectivas e manejo da arborização da cidade. Quem encerrou as atividades da manhã foi o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau), o engenheiro florestal Flávio Telles, que falou sobre a importância de tratar o tema da arborização como um serviço público.

O projeto de arborização para a Rainha da Fronteira foi um dos principais assuntos debatidos durante a tarde do primeiro dia do evento, abordado pelo engenheiro agrônomo e integrante do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), Norton Sampaio, que também falou sobe o inventário arbóreo da cidade, gestão e aspectos legais do projeto.

Um dos coordenadores da atividade, Eduardo Delgado Olabarriaga, representante da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau), destacou que o evento busca o "debate, exposição de visões e ideias, experiências e realidades diferentes que podem e devem ser confrontados de forma harmônica para contribuir com o crescimento ou aperfeiçoamento da arborização urbana para o bem estar e segurança dos cidadãos, que são os maiores beneficiados". Além disso, o biólogo explica que a organização do evento prima por definir palestras com subtemas diversificados, com exposição de forma mais dinâmica e com maior interação do público.

O evento continua hoje, a partir das 8h30min, com a palestra "Cidadania, Educação e Sustentabilidade", da engenheira agrônoma Giuliana Del Nero Velasco, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT), de São Paulo. O ciclo de palestras será encerrado com a bióloga Ketleen Grala, da Unipampa, que falará sobre o projeto de arborização urbana como um exercício de cidadania e sustentabilidade socioambiental.

O Fórum Gaúcho de Arborização foi idealizado em 2007, com reuniões técnicas abrangendo a região metropolitana naquele ano e seguinte. Teve sua primeira edição em 2009, na cidade de Bento Gonçalves, em resposta a demanda de discutir mais amplamente o tema da arborização urbana no Rio Grande do Sul e qualificar os técnicos e os ambientes urbanos.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br