MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Solenidade marca ordem de início do projeto de Saneamento de Aceguá

Publicada em 24/08/2018
Solenidade marca ordem de início do projeto de Saneamento de Aceguá | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Câmara ficou lotada durante o ato

A Câmara de Vereadores de Aceguá sediou, ontem, a solenidade da ordem de início da execução do Projeto Binacional de Saneamento Urbano Integrado Brasil/Uruguai. O empreendimento, financiado com recursos do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), em R$ 5.033.468,21, inclui a execução de 12.549 metros de redes coletoras nas bacias 1, 2, 3 e 4, além de 577 ramais prediais, estações de bombeamento, linhas de recalque, Estação de Tratamento de Esgoto com vazão de cinco litros por segundo e emissário final Sistema de Esgotamento Sanitário (SES).

De acordo com o prefeito de Aceguá, Gerhard Martens, o início da obra está previsto para setembro. Ele explica que, na próxima semana, será instalado o canteiro de obras pela empresa Bripaza Construções & incorporações Ltda., vencedora do processo licitatório. "Será realizado um ajuste no projeto para contemplar dois novos loteamentos no município e assim, contemplar 100% das residencias", enfatiza.

Martens salienta que a população espera pela obra há mais de 10 anos. Ele conta que o encaminhamento do projeto foi liderado pelo professor da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), Manuel Maia, quando era presidente da Agência da Lagoa Mirim, como forma de manter a lagoa sem poluição. O arroio da Mina que cruza o município desemboca no Rio Jaguarão que, por sua vez, deságua na Mirim.

O projeto iniciou na outra gestão do prefeito Gerhard Martens e teve o convênio assinado em 2013, pelo ex-prefeito Júlio Pintos. A obra foi aprovada em 2013. Em 2015, foi liberada a Licença Ambiental pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Em julho de 2016, a Corsan realizou um processo licitatório para compra de materiais, que foi cancelado, na época, pelo Focem.

O projeto binacional deve beneficiar em torno de 1,2 mil residentes da zona urbana do município de Aceguá, no lado brasileiro.

O projeto nos lados uruguaio e brasileiro, terá o aporte total de 5,7 milhões de dólares do Focem e o restante, 1,9 milhão de dólares, custeado em contrapartida pela Corsan e Obras Sanitárias del Estado (OSE). No lado uruguaio do município, a obra iniciou em agosto do ano passado. Participaram do ato o intendente de Cerro Largo, Sérgio Botana, o secretário estadual de Obras Obras, Saneamento e Habitação, Rogério Araújo de Salazar, o diretor presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Jorge Luiz Costa Melo, e o diretor de expansão, Marcus Vinícius Caberlon, e a coordenadora do Focem, Verônica Rios.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br